Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra abordará arqueologia das cerâmicas da Amazônia pré-colonial

Palestra abordará arqueologia das cerâmicas da Amazônia pré-colonial

As representações do corpo em peças de cerâmicas serão discutidas durante o evento
publicado: 02/03/2015 16h00, última modificação: 19/02/2018 09h29

Agência Museu Goeldi – Dos povos que habitaram a Amazônia, milhares de anos atrás, alguns vestígios materiais permanecem, dentre os quais se destacam as peças cerâmicas. As representações do corpo gravadas nesses artefatos são o foco da palestra “Corpo e Identidade: princípios de figuração do corpo nas cerâmicas da Amazônia pré-colonial”, promovida pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O evento acontecerá nesta terça-feira (3), às 15h, no campus de pesquisa da instituição, localizado no bairro da Terra Firme, em Belém.

A palestrante, Cristiana Barreto, historiadora e doutora em Arqueologia, vai apresentar os resultados de pesquisas realizadas por ela junto ao Museu de Arqueologia e Etnologia Universidade de São Paulo. Na palestra de amanhã, ela falará sobre a representação do corpo em cerâmicas arqueológicas da Amazônia provenientes de coleções museológicas distintas, principalmente estatuetas e urnas antropomorfas. O evento é gratuito e aberto público.

Cristiana Barreto também é vinculada ao Museu Paraense Emílio Goeldi, onde desenvolveu a análise de cerâmicas arqueológicas no projeto “Arqueologia de Monte Alegre”, que deu origem à mostra “Visões – A Arte Rupestre de Monte Alegre”. Nos últimos anos, a pesquisadora tem se dedicado à investigação dos universos estéticos da Amazônia pré-colonial e a relação entre estilos das cerâmicas e identidades culturais.

Texto: João Cunha

Serviço

Palestra: “Corpo e Identidade: princípios de figuração do corpo nas cerâmicas da Amazônia pré-colonial”

Palestrante: Cristiana Barreto (Museu de Arqueologia e Etnologia Universidade de São Paulo/MPEG)
Data: 03 de março de 2015

Horário: 15 h
Local: Sala de reunião 1, Coordenação de Ciências Humanas , no Campus de Pesquisa (Av. Perimetral, 1901).