Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra analisa a expansão Aruak
conteúdo

Agência de Notícias

Palestra analisa a expansão Aruak

A família linguística integra um grupo de mais de 50 línguas vivas e será analisada nos aspectos antropológico, linguístico e arqueológico
publicado: 28/04/2015 16h45, última modificação: 20/02/2018 11h54

Agência Museu Goeldi – Os falantes de línguas da família Aruak já povoavam a América do Sul antes da chegada dos colonizadores europeus, sendo encontrada em um largo território que ia do Caribe até Argentina. A maior concentração de línguas, todavia, era no Brasil. A amplitude de sua localização e a complexidade das culturas Aruak tornou esta família alvo de estudos em vários campos das humanidades. A palestra “A expansão Aruak: juntando evidências linguísticas, arqueológicas e antropológicas”, ministrada pelo linguista e antropólogo inglês Roger Blench, nesta quarta-feira, 29, destaca a singularidade e a contribuição dos Aruak.

Blench, durante a palestra, irá apresentar a importância da família linguística para diferentes campos, estabelecendo a relação entre pré-história, agricultura intensiva de mandioca e hierarquia social nas línguas Arawak. Atualmente os linguistas discutem o desenvolvimento de um banco de dados com informações do vocabulário cultural da família, bem como termos básicos.

A promoção do evento é da Coordenação de Ciências Humanas (CCH) do Museu Goeldi e está direcionada aos pesquisadores e interessados em linguística, arqueologia e antropologia. A palestra acontece na sala 01 do CCH, localizada no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.

Interdisciplinaridade – A análise mais profunda dos variados aspectos da cultura do povo Aruak necessita dos olhares de diferentes disciplinas. A família Aruak é especialmente importante na arqueologia por sua suposta correspondência com aspectos de cultura material, particularmente as cerâmicas Barrancoid e os petróglifos Timehri. Na antropologia social, existe uma hipotética associação entre culturas Aruak e a emergência de hierarquias sociais e redes de troca inter-étnicas. Apesar de sua importância para a região, os trabalhos em reconstrução linguística da família são desatualizados e defasados.

Até agora, os especialistas identificaram mais de 50 línguas vivas e registraram 25 línguas extintas vinculadas a família Aruak.

Palestrante – Roger Blench é diretor de pesquisa na Kay Williamson Educational Foundation, professor visitante da University of New England, em Armidale (AUS), membro do McDonald Institute for Archaeological Research, em Cambridge (ENG) e bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI/MCTI-Curta Duração) no Museu Goeldi.

Serviço:

Palestra “A expansão Aruak: juntando evidências linguísticas, arqueológicas e antropológicas”

Data/Hora: 29/04/2015 às 14h

Local: Sala 01 da Coordenação de Ciências Humanas – Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, 1904, Terra Firme, Belém/PA)

Para mais informações entre em contato pelo telefone (91) 3217-6019