Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra apresentou Universidade de Oslo e parcerias acadêmicas a pós-graduandos do Museu Goeldi

Evento ocorreu no Campus de Pesquisa do MPEG e ressaltou a relação consolidada entre as duas instituições científicas
publicado: 24/09/2014 13h30, última modificação: 28/09/2017 12h00

Agência Museu Goeldi - Representante da Universidade de Oslo (UiO), o geógrafo Torkjell Leira esteve no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) apresentando oportunidades de intercâmbio na instituição norueguesa. O Geógrafo Leira palestrou em português para pesquisadores e discentes dos programas de pós-graduação do museu, público-alvo do evento.

A palestra ressaltou o aumento do número de brasileiros que passaram temporadas de estudo na Universidade de Oslo, a partir da implantação do programa federal Ciência Sem Fronteiras (CsF). De acordo com Leira, é grande o interesse da UiO em receber estudantes nacionais para o intercâmbio, em especial aqueles vinculados ao Museu Goeldi, à Universidade Federal do Pará (UFPA) e à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

As três instituições têm uma cooperação com a universidade norueguesa pelo “Biodiversity Research Consortium Brazil-Norway (BRC)”, projeto que integra pesquisas práticas e aplicadas sobre o clima e a biodiversidade na Amazônia. Para Marlúcia Martins, coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação do MPEG e membro da coordenação do BRC, a participação em pesquisas dessa linha deve ser um facilitador do intercâmbio de pós-graduandos do Museu Goeldi para Oslo. “A partir do seu orientador, dessa parceria, desse contato, o estudante de mestrado e de doutorado pode ingressar na UiO”, declarou.

Texto: João Cunha