Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra - "O papel do sistema CEP/CONEP nas pesquisas envolvendo seres humanos"

publicado: 11/08/2019 15h45, última modificação: 22/08/2019 11h25

Dia 21 de agosto | 15h

Tema: O papel do sistema CEP/CONEP nas pesquisas envolvendo seres humanos nas IES e ICTs.

Palestrante: Prof. Dr. Wallace Raimundo Araújo dos Santos (Coordenador Adjunto do Comitê de Ética em Pesquisa do ICS/UFPA)

Resumo: No ano em que completa seus 153 anos de fundação, o Museu Paraense Emílio Goeldi passa por mais um momento histórico quando tem a intenção política de registrar um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) envolvendo seres humanos. Com a missão institucional de realizar  pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humana relacionadas à Amazônia, o MPEG tem sido protagonista de vanguarda na realização de pesquisas tanto na área  das ciências naturais quanto na das ciências sociais. Nesse contexto, vamos procurar explorar, compartilhar e debater, informações que venham subsidiar o avanço do conhecimento sobre o sistema CEP/CONEP, os fundamentos do controle social e a gestão do CEP no uso da Plataforma Brasil. É muito importante o debate, neste passo de formação do CEP, onde todos podem e devem contribuir para o fortalecimento da pesquisa na região Norte do Brasil.

Local: Sala de reuniões nº 1, da Coordenação de Ciências Humanas | Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém – PA).