Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra vai apontar impacto de sociedades ancestrais no ambiente em Carajás

Palestra vai apontar impacto de sociedades ancestrais no ambiente em Carajás

O evento apresentará resultados de pesquisa desenvolvida pelo Museu Goeldi a partir de acordo científico firmado entre o museu, a Vale S.A. e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp)
publicado: 03/03/2015 17h00, última modificação: 19/02/2018 09h38
Exibir carrossel de imagens Marcos Magalhães Escavações arqueológicas na Serra Sul, em Carajás

Escavações arqueológicas na Serra Sul, em Carajás

Agência Museu Goeldi - Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) identificaram vestígios da ação humana que datam de milhares de anos na paisagem da Serra Sul e do entorno, na região de Carajás (PA). Os detalhes dessa descoberta e do estudo que ela integra serão apresentados na próxima quinta-feira (5) durante a palestra “Arqueologia da Paisagem: aplicação e resultados no Projeto Ferro Carajás S11D, Serra Sul, Carajás”.

De acordo com o coordenador da pesquisa e arqueólogo do MPEG, Marcos Magalhães, a circulação de povos caçadores e coletores, iniciado há cerca de 10 mil anos, foi essencial para moldar a biodiversidade da Serra Sul e de outros lugares da Amazônia. “Essas sociedades transportavam espécies úteis a sua sobrevivência. A vegetação se desenvolveu em termos de uma seleção cultural. Percebemos, cada vez mais claramente, que muito do que se pensa ser de origem natural, na verdade é de origem humana”, explica.Escavações arqueológicas na Serra Sul, em Carajás.png

A pesquisa foi desenvolvida pelo “Programa de Estudos Arqueológicos na Área do Projeto Ferro Carajás S11D” do MPEG e se baseia na “Arqueologia da Paisagem”, vertente que investiga como a interferência do ser humano sobre o ambiente pode modelar paisagens culturalmente identificáveis. No evento desta quinta, o coordenador Marcos Magalhães também vai mostrar como a metodologia foi construída a partir dessa perspectiva por um grupo multidisciplinar de arqueólogos, biólogos e antropólogos.

A palestra “Arqueologia da Paisagem: aplicação e resultados no Projeto Ferro Carajás S11D, Serra Sul, Carajás” acontecerá às 10h, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, bairro da Terra Firme, na capital paraense. O evento é gratuito e aberto ao público.

O Programa – O “Programa de Estudos Arqueológicos na Área do Projeto Ferro Carajás S11D” integra o Projeto Arqueológico de Carajás (PACA) do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ele é resultado de um acordo científico firmado entre o Museu Goeldi, a Vale S.A. e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Desde o início de 2013, o projeto realiza escavações, sondagens e análises do solo na área de implantação do Projeto Serra Sul (S11D), da Vale S.A. O objetivo é encontrar indícios da ocupação humana na área e preservar a história dessa colonização. O S11D encontra-se nos limites dos municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, no sudeste do Pará.

Serviço

Palestra: Arqueologia da Paisagem: aplicação e resultados no Projeto Ferro Carajás S11D, Serra Sul, Carajás

Palestrante: Marcos Pereira Magalhães (MPEG)

Data: 5 de março de 2015 (quinta-feira)

Horário: 10h

Local: Sala de reunião 1, Coordenação de Ciências Humanas , no Campus de Pesquisa (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme).

Texto: João Cunha