Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parque do Museu Goeldi comemora 118 anos

Parque do Museu Goeldi comemora 118 anos

Exposição, feira de artesanato e homenagens marcam evento no próximo domingo, dia 25 de agosto
publicado: 20/08/2013 15h15, última modificação: 15/08/2017 08h55

Agência Museu Goeldi - O Parque Zoobotânico (PZB) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) comemorou 118 anos no último dia 15. A homenagem ao aniversário do Parque acontecerá no próximo domingo, 25 de agosto, no Espaço Cultural Raízes, no MPEG, a partir das 10h.

A programação de aniversário do Parque, em parceria com o Setor de Flora, terá palestras, oficinas, apresentações culturais e outras atividades. A programação especial é destinada a todas as idades.

Durante o evento, o Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico (NUVOP), do Serviço de Educação e Extensão, irá promover a Expo Feira Arte Goeldi, com apresentação de artesanatos regionais. A exposição acontece no Espaço Cultural Raízes.

Haverá, ainda, apresentação de teatro de fantoches, animação cultural com Marcos Raseck e plantio de pau d’arco roxo, planta ameaçada de extinção, com a pesquisadora Heliana Brasil, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Homenagem - Heliana Brasil será homenageada no evento e receberá a placa do plantio especial. A pesquisadora é conhecida por sua experiência na área de Agronomia, especialmente em Floricultura e Paisagismo. Heliana Brasil é graduada em Engenharia Agronômica pela UFRA, tem mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Ciências Biológicas, também pela UFPA.

Parque - O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi está situado no centro urbano de Belém e possui uma área de 5,2 hectares. É um local que proporciona o contato direto dos visitantes com exemplares da fauna e flora amazônicas, monumentos históricos e animais silvestres, inclusive em extinção.

O acervo natural do Parque do Goeldi tem, hoje, cerca de duas mil espécies vegetais e mil representantes de animais amazônicos. A fauna do parque traz animais da região, como o gavião-real, o jacaré-açu, onça-pintada e macaco aranha.

Entre as espécies da fauna regional, a arara-azul e o jacaré-açu são dos mais procurados pelos visitantes do Parque. Destaca-se também a fauna livre, distribuída ao longo do Parque, com espécies soltas como garças, bicho-preguiça, cutia e iguanas. A fauna livre é um grande atrativo para os visitantes e um diferencial do Parque.

Na vegetação, o Parque conta com espécies de outros ambientes e amazônicas, como a vitória-régia. No local, há também o Pau-Brasil, plantado por Getúlio Vargas, e o caiauê, conhecido como a "planta que anda", a qual busca a luz do sol e percorre até 10 metros em um ano.

O Parque Zoobotânico é um espaço de reflexão sobre a importância de preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, de aprendizado sobre a região amazônica. Além de promover a educação ambiental, por meio das atividades do Museu Goeldi, o Parque possibilita o conhecimento de acervos e monumentos que homenageiam personagens que fizeram a história cientifica do Museu. O espaço recebe, por ano, 250 mil visitantes. Destes, 50 mil são estudantes, os quais têm a entrada franqueada.

Histórico - Tombado como Patrimônio Histórico Nacional e Estadual, o Parque Zoobotânico do Museu Paraense foi criado em 1895, pelo naturalista suíço Emílio Goeldi. É o mais antigo parque do Brasil, e foi certificado como Jardim Botânico segundo a Resolução 266 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 3 de agosto de 2000. Nessa categoria integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

No Parque Zoobotânico estão instalados a Diretoria do Museu Goeldi, as Coordenações de Pesquisa e Pós-Graduação, Comunicação e Extensão, Administração, Museologia, Assessoria de Comunicação Social e Editora.

O PZB está aberto ao público de terça a domingo e aos feriados de 9 às 17 horas, R$ 2,00 a entrada (R$ 1,00 meia entrada). Crianças até 10 anos e idosos, acima de 60 anos, têm entrada gratuita.

Serviço

A programação especial em comemoração aos 118 anos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi acontece no dia 25 de agosto, a partir das 10h, na Avenida Magalhães Barata, 376, entre Avenida Alcindo Cacela e Travessa 9 de Janeiro.

Site: http://www.museu-goeldi.br

Email: comunicacao@museu-goeldi.br