Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parque do Museu Goeldi é invadido e hoje não funciona

Parque do Museu Goeldi é invadido e hoje não funciona

Arrombamento à caixa eletrônico durante o jogo do Brasil é investigado pela Polícia Federal. A instituição está tomando medidas para reforçar segurança em todas suas bases físicas
publicado: 09/07/2014 12h00, última modificação: 31/08/2017 14h08

Agência Museu Goeldi – Uma equipe de perícia de local do crime da Polícia Federal (PF) esteve no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) hoje, 9, para identificar e coletar possíveis vestígios materiais do crime ocorrido ontem, por volta das 17h. Assaltantes renderam sete seguranças e arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil, localizado dentro do Parque. Por conta da investigação em curso da Polícia Federal, o Parque Zoobotânico não abrirá nesta quarta-feira.

Segundo a apuração da PF, em torno de cinco assaltantes invadiram o Parque do Museu Goeldi, arrombaram o portão da Avenida Gentil Bittencourt logo após o início do jogo Brasil x Alemanha e renderam os vigilantes que faziam plantão. Todos tiveram os pés e mãos amarrados por uma abraçadeira de plástico e foram encapuzados.

As vítimas calculam que os assaltantes permaneceram no Parque até às 20h30, quando cessou o barulho. Além do arrombamento do caixa eletrônico, eles levaram as armas, os telefones celulares e o dinheiro dos guardas, que ficaram imobilizados até 21h, quando um deles conseguiu se libertar, desamarrou seus colegas e ligou para a empresa responsável pela vigilância, em seguida a direção do MPEG foi alertada.

Para não chamar atenção, os criminosos fecharam o portão da Avenida Gentil Bittencourt com uma abraçadeira de plástico e fugiram pelo portão da Travessa Nove de Janeiro, onde estava localizado o caixa eletrônico. A Polícia acredita na possibilidade de que alguns dos assaltantes permaneceram do lado de fora para dar apoio à ação.

O crime foi registrado na Delegacia Regional de Crime Organizado da Polícia Civil (DRCO) e depois na Polícia Federal que prosseguirá com a investigação por se tratar de uma instituição federal. De acordo com a PF, a ação planejada indica que se trata de uma quadrilha profissional.

Ainda não se sabe ao certo a quantia de dinheiro roubada, a autoria e a dinâmica do crime. Enquanto o Museu Goeldi aguarda as informações da PF, está tomando medidas para aumentar a segurança de suas bases físicas: além do Parque Zoobotânico, o Campus de Pesquisa, no bairro da Terra Firme, e a Estação Científica Ferreira Penna, na Floresta Nacional de Caxiuanã

O Diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Jr, que viaja hoje para Brasília, está solicitando ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao qual o Goeldi é vinculado, recursos extras para ampliar o esquema de segurança do MPEG, um dos maiores museus brasileiros e que detém a salvaguarda de um expressivo patrimônio nacional.