Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parque Zoobotânico do MPEG comemora aniversário com programação especial
conteúdo

Agência de Notícias

Parque Zoobotânico do MPEG comemora aniversário com programação especial

Palestras, trilhas educativas, exposições e feira cultural para comemorar os 119 anos de um dos cartões postais mais queridos do Pará
publicado: 22/08/2014 09h00, última modificação: 28/09/2017 11h25

Agência Museu Goeldi – Em comemoração aos 119 anos do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) o Serviço de Educação e Extensão Cultural da instituição organizou uma programação especial, que iniciou no último domingo (17) com uma ação solidária promovida pelos servidores de arrecadação de doações para a ONG Casa do Menino Jesus. A partir desta quinta-feira (21) até domingo (24), a programação será composta por palestras, trilhas educativas, visitas monitoradas e feira cultural. Todas estas atividades fazem parte da celebração do aniversário do Museu Goeldi, que completará 148 anos em outubro.

Com o tema “Parque Zoobotânico do MPEG: mudanças, perspectivas e ações”, os eventos dessa semana além de abordarem a apresentação da conhecida área de lazer que o Museu oferece, divulgam informações sobre a importância do local como patrimônio ecológico e cultural da Amazônia. De acordo com Lúcia Santana, chefe do Serviço de Educação e Extensão Cultural, as palestras, vivências e a feira cultural são instrumentos educativos que permitem a percepção crítica e a valorização para um ambiente mais digno e coerente com os principais desejos contidos nas agendas preservacionistas do século XXI: desmatamento zero, substituição dos lixões por aterros sanitários, uso de energias limpas e renováveis, além da erradicação da fome.

A noção de preservação norteia o ciclo de palestras que iniciou na manhã desta quinta-feira (21) as discussões sobre as mudanças e ações que precisam ser realizadas atualmente para garantir um futuro cada vez melhor e mais acolhedor para visitantes, servidores e colaboradores. Participaram do debate a agrônoma Vera Bastos, a educadora Helena Quadros e a coordenadora de Comunicação e Extensão do MPEG, Maria Emília Salles. Em seguida o veterinário Antonio Messias Costa expôs sobre a qualidade de vida e as reações dos animais, seja no ambiente natural, como no artificial.

À tarde, o professor Dr. Fabrício Siqueira Mendes, da Universidade da Amazônia (UNAMA) falou sobre o “Vivências em Parques Urbanos”, projeto que possibilita estudantes de Licenciatura de Biologia da UNAMA conferirem os conhecimentos adquiridos em sala de aula dentro de Parques Ambientais da grande Belém. Entre estes locais, está o Parque Zoobotânico, que junto ao Campus de Pesquisa e da Estação Científica Ferreira Penna, no Marajó, compõem as três bases físicas do Museu Paraense Emílio Goeldi. Fabrício, coordenador do projeto e doutor em Desenvolvimento Sociaoambiental, aponta que o objetivo dos estudantes que participam do Projeto Vivências é “ver in loco todo o funcionamento dos parques, seja nos aspectos biológicos, como no aspecto pedagógico”. Segundo ele, “vincular a UNAMA com o MPEG é de grande importância para os docentes e discentes da Universidade, pois o MPEG possui renome internacional”.

Outra programação realizada nesta tarde foi a dinamização da Trilha da Seringueira, atividade didático-educativa proposta pela Equipe do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico (NUVOP). Além das visitas monitoradas, o NUVOP por meio de suas trilhas permite que estudantes e visitantes em geral conheçam melhor as características da fauna, flora presentes no Parque, além da estrutura física do centenário.

Aquário Jacques Huber – Uma das atrações mais procuradas no Parque Zoobotânico é o Aquário Jacques Huber, que vem passando por um extenso período de reforma para melhor receber os visitantes. Na fase final da obra, a partir deste dia 21, a cada terça e quinta-feira a partir das 9h da manhã, serão realizadas atividades sobre o aquário, voltadas para grupos escolares e o público em geral, que contarão com a participação de técnicos, educadores e gestores do MPEG. Mais informações sobre a revitalização do mais antigo aquário público do Brasil aqui.

Programe-se – Nesta sexta-feira, 22, segue a programação de palestras no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico. Às 9h, Dr. Nilson Gabas Junior, diretor do MPEG, faz a abertura do evento que terá participação de Dra. Márcia Vieira, Dr. Luca Amerigh e Dr. Inocêncio Gorayeb. Em pauta o 5º Circuito Tela Verde, Árvores da Amazônia e Biodiversidade e impactos à floresta.

A partir das 14h, estudantes de ensino fundamental e médio assistirão vídeos sobre meio ambiente, biodiversidade, desmatamento e água. Os vídeos foram escolhidos pelo Ministério do Meio Ambiente diante de vários que foram produzidos por comunidades de norte a sul do Brasil. A atividade será seguida de debate sobre a importância da preservação e do cuidado que todos devem ter por um meio ambiente mais saudável e digno para todos.

No domingo (24) o musical “Teco e sua turma” vai contar histórias de forma lúdica abordando temas como ecologia, família, bons costumes e combate á violência. São 20 atores, todos fantasiados de animais. Entretenimento para a criançada e para toda a família. O musical tem duração de aproximadamente meia hora e é encenado por integrantes da Comunidade Cristã no Brasil Luz da Vida – CCB, associação sem fins lucrativos. Além disto, a Expo-feira Arte Goeldi, um evento constante na agenda comemorativa do Parque Zoobotânico, também estará presente mais uma vez, promovendo os produtos do artesanato local.

A solidariedade também tem destaque no aniversário do Parque. Quem desejar contribuir à ONG Casa do Menino Jesus ainda pode trocar seu ingresso neste domingo por alimentos como leite, macarrão instantâneo, açúcar, massa para sopa e farinha láctea. Também podem ser doados materiais de limpeza e higiene pessoal, como sabonetes, hidratantes neutros e fraldas descartáveis. Tudo o que for arrecadado será doado para a instituição filantrópica que acolhe crianças e adolescentes, geralmente vindos do interior do estado para tratamento de câncer, problemas cardíacos e renais nos hospitais da capital paraense. Mais informações sobre a campanha solidária da Associação dos Servidores do Museu Goeldi, aqui.

Serviço

Programação de aniversário dos 119 anos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. De 21 a 24 de agosto. Palestras, trilhas educativas visitas monitoradas e feira cultural. No domingo, a programação cultural começa às 10h com o musical infantil “Teco e sua turma”. Haverá feira de artesanato local. Os ingressos deste domingo (24) podem ser trocados por alimentos não perecíveis, produtos de higiene e fraldas descartáveis que serão doados para a ONG Casa do Menino Jesus. O Parque Zoobotânico localiza-se na Avenida Magalhães Barata, 376. Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações e agendamento de visitas e trilhas pelos telefones: (91) 3182-3249 / 3182-3263.

 

Texto: Júlio Matos