Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pelo segundo ano, Museu Goeldi recebe prêmio “Top Choice”

Pelo segundo ano, Museu Goeldi recebe prêmio “Top Choice”

Premiação é realizada pelo site Lianorg, referência oriental em turismo. O Parque Zoobotânico do Museu Goeldi é um dos destinos preferidos dos turistas asiáticos no Brasil.
publicado: 04/02/2016 17h30, última modificação: 19/02/2018 09h23

Agência Museu Goeldi – O público asiático elegeu, pelo segundo ano consecutivo, o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) como um destino “Top Choice”. A área de 5,4 hectares de floresta no centro urbano de Belém foi escolhida como um dos lugares preferidos de visitantes daquele continente na categoria “atração turística”.

A premiação é organizada anualmente pelo Lianorg.com, o maior site de dicas de turismo da Ásia. A medalha “Top Choice” é dada aos pontos turísticos mais bem avaliados por seus usuários. Em 2015, o Parque Zoobotânico foi agraciado com o prêmio na mesma categoria.

O Zoobotânico - É a base mais antiga do Museu Goeldi e o primeiro parque do país em sua categoria. Foi criado pelos naturalistas suíços Emilio Goeldi e Jacques Huber em 1895. É um espaço de conservação da fauna e da flora amazônica e uma "sala de aula" para conhecer a natureza e as culturas regionais. Localizado no centro da capital paraense, o lugar recebe cerca de 300 mil visitantes por ano.

O Parque do Goeldi apresenta aos visitantes 500 espécies de plantas e 70 de animais. Nesse conjunto, existem 17 espécies ameaçadas de extinção. Entre os vegetais, destacam-se o mogno, cedro, pau rosa, e entre os animais a onça pintada, a ariranha, o macaco coatá da testa branca e as aves gavião real, ararajuba e arara azul. Quem percorre o Parque também tem ainda como companhia 15 espécies da fauna que circulam livremente - clique aquipara conhecer alguns desses animais.

Além da coleção viva de fauna e flora, o seu circuito expositivo inclui mostras e monumentos históricos. Atualmente no principal prédio histórico, o pavilhão da Rocinha, os visitantes podem ver duas exposições: "a Festa do Caium" (que retrata a cultura do povo indígena Ka'apor) e "Visões" (olhares múltiplos da ciência e de artistas sobre o acervo de gravuras e pinturas rupestres de um dos mais famosos sítios arqueológicos das Américas localizado no município de Monte Alegre, no estado do Pará).

O Parque Zoobotânico do Museu Goeldi funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.

Texto: João Cunha