Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa do Goeldi indica fatores responsáveis pela diversidade de aves na Amazônia
conteúdo

Agência de Notícias

Pesquisa do Goeldi indica fatores responsáveis pela diversidade de aves na Amazônia

As variações no clima, a capacidade de deslocamento e o tempo de linhagem das espécies são elementos importantes para a formação da rica e complexa fauna amazônica.
publicado: 12/09/2014 11h15, última modificação: 28/09/2017 11h38

Agência Museu Goeldi – Novas ferramentas de pesquisa e redes colaborativas de investigação permitem o avanço do conhecimento sobre a história natural da maior floresta tropical. Pesquisadores dos Estados Unidos, Brasil, Venezuela e Colômbia, se uniram para investigar as razões para a vasta diversidade biológica da Amazônia. O foco do estudo, publicado na revista científica Nature, foi a variedade de espécies de aves e o resultado coloca em cheque uma hipótese em vigor.

Coordenando os estudos no Brasil, Alexandre Aleixo, ornitólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi e do INCT/Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, explica que a análise do DNA de 27 espécies de aves da Amazônia e de regiões vizinhas indica que a diversidade de espécies não resulta apenas do surgimento de barreiras naturais, como rios e montanhas.

A explicação predominante, até agora, para a origem da diversidade de animais é de que o surgimento de barreiras geográficas os separam em grupos, e que estes, com o tempo, diferenciam-se e tornam-se novas espécies de bichos. Mas as investigações científicas do grupo liderado pela Universidade de Louisiana (EUA) trouxeram informações diferentes.

Pesquisa – Os pesquisadores analisaram o DNA de cerca de 2.500 exemplares de aves encontradas nas Américas do Sul e Central. O estudo do DNA possibilitou identificar o tempo de separação entre as espécies, e ao cruzarem os dados obtidos com a história geológica do continente, os cientistas observaram que a explicação para a grande diversidade de aves no bioma amazônico deve ir além dos obstáculos espaciais. Fatores como a capacidade de deslocamento, as variações no clima e o tempo de linhagem das aves são elementos importantes para a formação da rica e complexa avifauna amazônica.

Ao comparar a história de espécies existentes no lado esquerdo e direito do Rio Madeira, por exemplo, formado há, aproximadamente, 2,5 milhões de anos, identificou-se casos de separação de espécies da avifauna em épocas distintas a da formação do rio.

A dispersão das espécies é um dos fatores que causam a diferenciação. Existem bichos que mesmo com as barreiras formadas conseguem ultrapassá-las. Mas, no caso das aves que vivem nas partes mais baixas das árvores, os chamados sub-bosques, atravessar barreiras é mais complicado. Elas são animais que têm fotofobia e suas populações tendem a se isolar com mais facilidade.

A idade da linhagem também colabora na diversidade de espécies. Quanto maior a idade da linhagem, há mais chances de aparecer espécies diferentes.

Assim como a linhagem e a capacidade de movimentação, as variações climáticas são capitais para a variação de tipos de aves ao longo do tempo, pois pode influenciar no isolamento de grupos de aves em diversos locais, e é nesse sentido que o desmatamento e as queimadas de florestas são uma grande ameaça à diversidade da fauna na Amazônia.

Para conhecer as espécies analisadas nessa pesquisa, acesse a reportagem da Folha de São Paulo.

Texto: Joice Santos e Mayara Maciel.