Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisador do Museu Goeldi participa de obra pioneira sobre formigas do Alto Tietê
conteúdo

Agência de Notícias

Pesquisador do Museu Goeldi participa de obra pioneira sobre formigas do Alto Tietê

Publicação é a primeira sobre a fauna de formigas na região da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Rogério Silva, do MPEG, é um dos autores e editores do livro.
publicado: 20/03/2015 15h00, última modificação: 22/02/2018 11h43
Exibir carrossel de imagens Hélio Soares Jr Mais de 200 espécies são registradas no livro Formigas do Alto Tietê.

Mais de 200 espécies são registradas no livro Formigas do Alto Tietê.

Agência Museu Goeldi – “Formigas do Alto Tietê” foi lançado na última terça-feira (17) como um marco na literatura sobre esse tipo de inseto. Trata-se da primeira obra sobre a fauna de formigas da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, São Paulo. A publicação é resultado de expedições de coleta realizadas durante mais de dez anos na região. O biólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Rogério Rosa da Silva, faz parte desse grupo de pesquisadores e é co-autor e editor do livro.

Mais de 200 espécies são registradas no livro Formigas do Alto Tietê.Mais de 12.500 espécies de formigas já foram registradas no mundo, porém calcula-se que esse número chegue a 22.000. “Formigas do Alto Tietê” apresenta ilustrações e dados relevantes de história natural e ecologia de mais de 200 espécies do Alto Tietê, região de quase dois mil metros quadrados na Floresta Atlântica. Um esforço de pesquisa e editoração inédito na comunidade científica nacional.

Outro ineditismo da obra é a inclusão de espécies que vivem em praças, jardins e nos arredores de zonas urbanas e agrícolas. “O livro é de grande interesse para mirmecólogos de qualquer região por seu caráter abrangente e informações que dizem respeito a toda a família Formicidae. O volume tem capítulos escritos por alguns dos maiores especialistas brasileiros, sobre morfologia, sistemática e aspectos ecológicos das formigas”, afirma o biólogo Rogério Silva. Ele também indica a leitura para estagiários, alunos de iniciação científica, pós-graduandos, sendo fonte de consulta segura para toda comunidade da Mirmecologia (ciência que estuda as formigas).

A publicação de “Formigas do Alto Tietê”, assim como o projeto de pesquisa que a originou, tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O livro foi publicado pela “Canal 6” e teve tiragem de 150 cópias que foram distribuídas gratuitamente no lançamento, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Para viabilizar a segunda edição, a editora está em campanha no site Obras de Ouro, uma plataforma de financiamento coletivo, oferecendo recompensas exclusivas para os colaboradores. A editora disponibilizou uma versão online que pode ser baixada aqui.

Formigas - Minúsculas ao olho humano e muitas vezes à margem da nossa percepção, as formigas são essenciais para o equilíbrio natural. Inseto encontrado aos bilhões no planeta, elas realizam a dispersão das sementes e reciclam nutrientes. Por formarem colônias elaboradas e sem costume de mudanças, os famosos formigueiros, servem também como indicadores da qualidade ambiental de uma região.

Texto: João Cunha