Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisador Mirim apresenta novos resultados e abre inscrições

Pesquisador Mirim apresenta novos resultados e abre inscrições

A atividade do Museu Goeldi estimula crianças e adolescentes na prática da ciência. Além de disponibilizar 100 vagas para estudantes, o Clube apresenta no próximo domingo (29) os resultados de 2014. Serão apresentados cartilhas, jogos, kits educativos, aplicativo, guia e diário.
publicado: 25/03/2015 16h45, última modificação: 20/02/2018 09h32

Agência Museu Goeldi – O Serviço de Educação (SEC) do Museu Paraense Emílio Goeldi abriu inscrições para turmas do Clube do Pesquisador Mirim 2015. Promotor da iniciação científica, o Clube oferece 100 vagas a estudantes do ensino público e privado na região metropolitana de Belém. Os interessados em mergulhar no universo da ciência podem se inscrever até o próximo dia 10 de abril na Biblioteca Clara Galvão, localizada no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. O parque está situado na Avenida Magalhães Barata, 376, centro da capital paraense.

No próximo domingo (29), quem quiser conhecer o trabalho do Clube do Pesquisador Mirim terá a oportunidade de ver os materiais produzidos pelas turmas de 2014: Cartilha  e Jogo da Memória Os “Invisíveis do Parque Zoobotânico" Diário e Kit Educativo “Descobertas Amazônicas”, Jogo eletrônico “Arte pré-histórica na Amazônia”, Jogo “Passeio em Araci: meus impactos no ambiente”, Cartilha educativa “Colheita Sustentável na Comunidade do Araci”, Aplicativo “Depredações do Parque Zoobotânico do Museu”, Guia e Kit Educativo “Mistérios da Flora Amazônica”.

As mais de 100 crianças e adolescentes que se tornaram pesquisadores mirins em 2014 receberão certificados e vão compartilhar com os seus familiares, amigos e com os visitantes do parque o aprendizado construído em um ano de Clube. A apresentação dos trabalhos acontecerá no Auditório e na Biblioteca Clara Galvão, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Inscrição - Em 2015, foram abertas cinco turmas para estudantes que estejam cursando entre o 4° a 9º ano (que equivalem a 3ª a 8ª séries) do ensino fundamental e o 1º e 2º ano do ensino médio. No momento da inscrição, os candidatos a pesquisadores mirins devem apresentar o boletim escolar do ano anterior para comprovar seu vínculo com o sistema oficial de ensino.

A seleção – Os inscritos novatos participarão de uma seleção, entre os dias 14 e 17 de abril de 2015, que consiste em duas fases: entrevista oral e atividades em grupo. A avaliação considera o conhecimento sobre o Museu Goeldi, o Clube do Pesquisador Mirim, o assunto de sua turma e a disponibilidade para participar das atividades do Clube. A segunda fase da seleção será feita em trabalho de equipes.

Este ano as turmas do Clube trabalharão os seguintes temas: “Conhecendo o Museu Goeldi”, “Resíduos Sólidos Urbanos”, “Peixes da Amazônia”, “Relações Ecológicas” e “Bancando o Arqueólogo”. Os grupos são formados considerando o interesse dos alunos pelos temas, a receptividades as atividades propostas, a motivação, liderança e cooperação para trabalho em grupo, além da coerência e domínio das ideias apresentadas.

Os estudantes que já fizeram parte do clube passarão por um teste específico, com prova escrita e avaliação dos seus respectivos instrutores. Conheça mais sobre cada uma das turmas e os horários de seleção no edital do Clube do Pesquisador Mirim.

O resultado vai ser divulgado no próximo dia 22 de abril pelo site do Museu Goeldi e por meio de cartazes na portaria do Parque Zoobotânico (PZB).

Texto: João Cunha

Seleção para o Clube do Pesquisador Mirim 2015

Inscrições: até 10 de abril de 2015, de 9h às 17h

Seleção: 14 a 17 de abril de 2015, de 8h30 às 14h30