Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadora do Goeldi integrará grupo internacional sobre biodiversidade
conteúdo

Agência de Notícias

Pesquisadora do Goeldi integrará grupo internacional sobre biodiversidade

Ima Vieira ingressa na equipe que vai elaborar o Primeiro Diagnóstico Brasileiro sobre Biodiversidade e Serviços Ambientais, parte de um esforço global para conhecer e preservar a biodiversidade.
publicado: 18/02/2016 10h00, última modificação: 19/02/2018 10h00

Agência Museu Goeldi – Pesquisadora especialista em estudos ecológicos sobre a Amazônia, Ima Vieira é a nova integrante do Grupo de Trabalho nacional do IPBES. Essa é a sigla em inglês para “Plataforma Intergovernamental sobre Serviços de Ecossistemas e da Biodiversidade”, um esforço global para reunir o conhecimento acadêmico acerca da biodiversidade do planeta para orientar o processo de criação de políticas internacionais sobre o tema.

No Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Ima Vieira foi diretora na gestão 2005-2009. É pesquisadora titular da instituição e coordena o INCT - Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, programa que desenvolve pesquisas e ações de educação e comunicação da ciência no Arco do Desmatamento. Também atua como docente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais da UFPA-MPEG-EMBRAPA e do curso de Mestrado em Botânica da UFRA. 

IPBES-BR - A equipe brasileira do IPBES, da qual Ima Vieira faz parte a partir desse mês, é formada por dezenas pesquisadores de todo o país. A principal missão da equipe é a criação do Primeiro Diagnóstico Brasileiro sobre Biodiversidade e Serviços Ambientais, um guia para decisões políticas no campo do meio ambiente. O documento vai oferecer uma análise sobre a variedade de espécies no Brasil e os serviços ecossistêmicos a ela associados e  vai ser lançado em 2018.