Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores debatem modelos ambientais na Amazônia

Pesquisadores debatem modelos ambientais na Amazônia

publicado: 26/11/2013 11h15, última modificação: 22/08/2017 13h21

Agência Museu Goeldi – De 25 a 27 de novembro, pesquisadores do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia participam do workshop internacional “Environmental Modelling in Amazonia”, em Manaus (AM). O objetivo é discutir os avanços nos estudos sobre aspectos socioecológicos e ambientais dos ecossistemas amazônicos e planejar novos caminhos para a pesquisa com ênfase na modelagem como ferramenta essencial.

O comitê científico do evento é formado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)ALTERRA (Wageningen, Holanda), além de programas ligados ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dos quais o Museu Paraense Emílio Goeldi participa: Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), Large-Scale Biosphere and Atmosphere-Interactions in Amazonia (LBA), Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e GEOMA.

Seis grandes temas serão discutidos de forma interdisciplinar durante o evento: biodiversidade, teleconexões, tipping points (em português, “pontos sem retorno”), integração de modelos quantitativos, desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, além de desafios como infraestrutura, barragens, biocombustíveis. O coordenador do subprojeto “Determinando os custos sociais e ambientais de queimadas na Amazônia”Jos Barlow (Lancaster University/MPEG), participa do grupo de discussão sobre biodiversidade no dia 25 e a coordenadora do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, Ima Vieira, fará o discurso de encerramento no dia 27.

Podcasts e apresentações das palestras serão disponibilizadas no site do LBA.

Serviço: Workshop internacional “Environmental Modelling in Amazonia”, de 25 a 27 de novembro no Quality Hotel (Av. Mário Ypiranga, 1090), Manaus (AM).