Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisar, monitorar e preservar

Pesquisar, monitorar e preservar

A Floresta Nacional de Caxiuanã é um dos sítios do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, Peld. Iniciativa pioneira do Governo Federal que integra diversos projetos para monitorar e preservar a Amazônia
publicado: 25/09/2013 09h45, última modificação: 15/08/2017 09h52

Agência Museu Goeldi - Com alta identificação aos objetivos de integrar pesquisas científicas em ambientes preservados, o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração – Peld em Caxiuanã recebeu do seu financiador, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), avaliação em que a Agência reconhece que se constitui em iniciativa “sustentável, plenamente instalada e produtiva em termos científicos e de formação de recursos humanos com apropriada transferência de informação para a sociedade”.

Criado pelo Governo Federal em 1997, o Peld traz consigo, além do desenvolvimento de estudos científicos acerca do bioma Amazônia, relevante componente para formação de recursos humanos. O Programa é aplicado em aproximadamente 30 sítios de pesquisas com presença em todos os biomas do Brasil.

Desde 2009, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), instituição com quase 150 anos dedicados à pesquisa na Amazônia, teve o privilégio de transformar sua base de pesquisas científicas localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã em um dos sítios do Peld. Assim, a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), por sua localização, sua infra-estrutura e pelos pesquisadores que nela atuam, passou a ser um dos três sítios existentes no bioma Amazônia, sob a coordenação do pesquisador Leandro Valle Ferreira do Museu Goeldi e parcerias com outros pesquisadores do Museu e de outras importantes instituições de ensino e pesquisa com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

A Floresta Nacional de Caxiuanã, onde o Museu Goeldi mantém base científica desde 1993, é uma unidade de conservação que integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação do Brasil (SNUC) do grupo de Unidade Sustentável com cerca de 330 mil hectares. A Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) tem como objetivos apoiar estudos científicos sobre a sócio-biodiversidade amazônica e promover atividades de educação em ciências e educação ambiental.

A parceria entre o Peld e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem elevado, consideravelmente, o número de pesquisas desenvolvidas pelo Museu Goeldi em Caxiuanã.

O sítio do Programa Pesquisas Ecológicas de Longa Duração na Floresta Nacional de Caxiuanã apoia os principais projetos de pesquisa desenvolvidos na Estação Científica Ferreira Penna, sejam eles nacionais ou internacionais, a exemplo do Projeto TEAM – Ecology Assessmente and Monitoring, do Estudo da Seca na Floresta (Esecaflor), do Programa de Pesquisa em Biodiversidade no Bioma Amazônia (PPBio) e do Projeto Dinâmica das Florestas Inundadas de Caxiuanã (PDFIC).

Objetivos - Avaliação de impactos antrópicos e simulação de “secas prolongadas”; Monitoramento de biomassa e dinâmica florestal; Monitoramento ambiental em longo prazo; e Educação ambiental e formação de recursos humanos são os

eixos que estruturam o Programa.

Em Caxiuanã, o Peld visa desenvolver análise a partir da simulação de secas prolongadas, dando apoio para a continuidade do que foi iniciado pelo Projeto LBA (Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia). O experimento avalia o impacto que a seca, pela exclusão de água no solo, causaria à dinâmica física e biótica na floresta tropical amazônica.

Também é propósito do Peld a avaliação da dinâmica florestal amazônica em escala regional e local, correlacionando processos localizados com as mudanças climáticas de escala mundial.

Pesquisa de longa duração na floresta - Cerca de 30 projetos de pesquisa são financiados pelo Peld-Caxiuanã com resultados fundamentais para a conservação da Amazônia. O Peld implantou, pela primeira vez na região, parcelas permanentes para monitorar a dinâmica vegetal em florestas sujeitas à inundação sazonal.

O Peld apoia estudo para determinar o impacto da extração madeireira da Virola surinamensis, uma das espécies de mais alto valor comercial na região.

O sítio Peld-Caxiuanã contribuiu para a produção de duas monografias de graduação, sete dissertações de mestrado e uma tese de doutorado em andamento. Duas teses de doutorado resultarão do Peld-Caxiuanã no âmbito do Programa de Pós-Graduação Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-BIONORTE).

O Peld fortalece formação de recursos humanos em níveis de graduação, mestrado e doutorado e subsidia a inclusão de populações ribeirinhas que vivem no entorno da Floresta Nacional, apoiando ações como as Olimpíadas de Caxiuanã e as Feiras de Ciências das Escolas da Flona.

É na Estação Científica Ferreira Penna, onde são oferecidas disciplinas ligadas à pós-graduação em Zoologia, Botânica e Ciências Ambientais. As Universidades Federais do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (UFRA), bem como a Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, são parceiras do Programa.

Texto: Júlio Matos, Agência Museu Goeldi

Galeria de Imagens: