Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisas sobre fauna, flora e ecologia no terceiro dia do Seminário PIBIC
conteúdo

Agência de Notícias

Pesquisas sobre fauna, flora e ecologia no terceiro dia do Seminário PIBIC

publicado: 03/06/2014 14h15, última modificação: 29/08/2017 14h28

Agência Museu Goeldi – O XXII Seminário de Iniciação Científica – PIBIC/MPEG continua nesta quarta-feira (4) com mais pesquisas feitas por estudantes de graduação desenvolvidas no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). As apresentações começam às 8h15 com a continuação da sessão “Sistemática e ecologia animal” e seguem durante a manhã e parte da tarde. Em seguida tem início a sessão “Sistemática vegetal e micologia, morfologia e anatomia vegetal, manejo e conservação".

Manhã - A primeira sessão desse dia é coordenada por Wolmar Wosiacki (MPEG) e avaliada por Oscar Akio Shibatta, da Universidade Estadual de Londrina. Os trabalhos abordam a  classificação dos animais e suas interações com o ambiente. A manhã começa com Diego Garcia Cordeiro Souza, que, orientado por William Leslie Overal, atualizou e ampliou o acervo técnico do louva-a-deus disponível no MPEG.

Ernando da Silva Monteiro vem em seguida, com sua pesquisa sobre insetos polinizadores de açaizais, trabalho orientado por Marlúcia Bonifácio Martins.Já Fernanda Dayane Lima Ferreira estudou o acervo do besouro-pulga (ou besouro-saltador)  e também redescreveu as  espécies de Acanthonycha, com a orientação de Cléverson Ranniéri Meira dos Santos.

Fernanda Mendes Rabelo fez um inventário de moscas da família Drosophilidae  presentes na Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, sob orientação de Marlúcia Martins. Também com a mesma orientadora, Gabrielle Tavares Pontes fez um inventário do grupo Tripunctata, de moscas da mesma família do trabalho anterior, desta vez associando a flores.

A avifauna em áreas de mangues no distrito de vila de Beja, em Abaetetuba (PA) foi o objeto de estudo de Heitor Antunes de Castro, orientado por Maria Luiza Videira Marceliano. Já  Ian de Souza Menezes analisou a coleção do MPEG de borboletas e mariposas da ordem Lepidoptera, orientado por Marlúcia Martins e Alessandra Monteiro Lopes.

Isabelle Helena Lima Dias fez uma caracterização quanto à forma e à composição molecular de vespas sociais de Belém (PA), orientada por Maria Lúcia Jardim Macambira e José Nazareno Araújo dos Santos Junior.O estudante  Jorge Luiz da Silva Pereiraestudou a diversidade de espécies de libélula em quatro unidades de conservação da Amazônia Oriental, sob orientação de Cléverson Santos e Alexandre Bragio Bonaldo.

A manhã encerra com os trabalhos de Larissa Pantoja de Souza, orientada por Maria Luiza Videira, e Mayara da Costa Pereira, orientada por Wolmar Wosiacki. O primeiro é relacionado às aves que visitam as palmeiras da área costeira da vila de Beja (Abaetetuba) e o segundo descreve uma nova espécie do gênero de peixes Hypostomus.

Tarde - A sessão continua às 14h, voltando com “Composição, abundância e estrutura populacional de caranguejos estuarinos às margens do Rio Guamá, Pará”, de Ana Paula Simões Castro, orientada por Cléverson Santos. Apresentam-se ainda Rayane Sales Gomes, orientada por Orlando Tobias SilveiraSuzy Melry Cardoso dos Santos, orientada por Maria Lúcia Jardim e José Nazareno Araújo; e Viviane Guimarães Sousa, orientada por Marlúcia Martins. As graduandas pesquisaram, respectivamente, as vespas da famíliaChrysididae de Belém e arredores, o inventário de vespas sociais e abelhas no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves (Belém) e a diversidade de drosofilídeos coletados com diferentes tipos de armadilhas.

A sessão encerra-se com os painéis: "Identificação dos Asprendinidae da Coleção Ictiológica do Museu Paraense Emílio Goeldi", de Manuela Dopazo de Vasconcellos Leão; "Levantamento ictiofaunístico dos ecossistemas aquáticos do Parque Estadual do Utinga", de Arianderson Teixeira Silva; "Filogenia Molecular e Filogeografia de Cymbilaimus lineatus (aves: Thamnophilidae)", de Bernando Onça Prestes; "Filogeografia de Dendrexetastes rufigula (aves: dendrocolaptidae) com base em marcadores moleculares mitocondriais e nucleares", de Gilmax Gonçalves Ferreira; "Variação geográfica em Kentropyx striata (Daudin, 1802) (Reptília: Squamata: Teiidae).

Além disso, tem: Diversidade e biogegrafia de lagartos amazônicos, com ênfase na Amazônia Oriental", de Giovanni Sampaio Palheta; "Diversidade de Brachyura (Crustacea: Decapoda) na epifauna em manguezais do estuário da Baía do Japerica, Pará", de Lidiane de Cássia Cruz de Sena; "Levantamento da fauna de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em Tailândia, PA, Brasil", Rayssa Layna da Silva Bedran; "Filogeografia de Phaethornis hispidus (Gould, 1846) (Aves - Trochilidae)", de Tânia Fontes Quaresma; "Levantamento de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em Nova Ipixuna, Pará, Brasil)", de Wanderley Dias da Chagas Jr.

A partir das 15h30, inicia a  sessão, “Sistemática vegetal e micologia, morfologia e anatomia vegetal, manejo e conservação", com seis trabalhos sobre a classificação dos vegetais e dos fungos, os estudos das formas e anatomia desses seres. A coordenação é de Márlia Coelho Ferreira (MPEG) e a avaliação feita por Viviane Stern da Fonseca Kruel, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Agirlayne de Souza Reis estudou a forma e estrutura de algumas leguminosas presentes na Mesorregião Metropolitana de Belém; Andriele da Mata Lima analisou plantas medicinais amazônicas em ervanários da capital do Pará; Camila de Cássia Travassos Fonseca pesquisou sobre licófitas e samambaias do Parque Ecológico Gunnar Vingren, também de Belém; Emilene Balga Carrilho fez levantamento de piperaceae da região metropolitana desta cidade ; Flávio Wirlan Andrade da Silva analisou aPradosia granulosa quanto à estrutura do fruto, da semente e da plântula. Ao final da programação desta quarta-feira, Fúvio Rubens Oliveira da Silva expõe sobre a "Riqueza e composição de briófitas do Parque Natural Municipal Arivaldo Gomes Barreto, Macapá, Amapá".

 

Texto: Alice Martins Morais