Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planta carnívora é destaque na nova edição do Boletim de Ciências Naturais

Planta carnívora é destaque na nova edição do Boletim de Ciências Naturais

O registro da primeira ocorrência da Drosera cayennensis nas campinas do Baixo Tocantins (PA) reforça a necessidade de criação de novas unidades de conservação
publicado: 07/11/2013 11h45, última modificação: 22/08/2017 14h09

Agência Museu Goeldi – Na segunda edição de 2013 do Boletim de Ciências Naturais do Museu Paraense Emílio Goeldi, os pesquisadores Leandro Ferreira, Maria de Nazaré Bastos e Denise Cunha (MPEG), além de João Ubiratan Santos (UFRA), apresentam a primeira ocorrência de uma espécie de planta carnívora, a Drosera cayennensis, em campinas do Baixo Tocantins, no Pará. Há somente sete registros da espécie no estado. A descoberta no município de Cametá indica a boa qualidade de conservação da área, ainda que as campinas amazônicas sejam um dos tipos de vegetação mais ameaçados e menos protegidos no Pará devido à extração ilegal de areia usada na construção civil.

Ilustrando a capa desta edição, o girino Bokermannohyla circumdata, que ocorre no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ). A espécie foi redescrita por Marcelle Mantoanelli Mongin e Ana Maria Carvalho-e-Silva (UFRJ), que acrescentaram dados sobre desova, desenvolvimento e morfologia.

O estudo de autoria de Danúbia Tavares da Silva, Jean Michel Lafon e José Augusto Martins Corrêa (UFPA) demonstra os teores elevados de metais pesados encontrados no rio Amapari, na Serra do Navio (AP). A análise identificou que esta ocorrência é natural devido à presença de minerais e que não há correlação significativa com a atividade mineradora que se deu por anos na região.

Há também a descrição da estrutura arbórea e florística das áreas de savana em Roraima, no extremo norte do país. Maiara Marta Conceição dos Santos, José Frutuoso do Vale Júnior (UFRR) e Reinaldo Imbrozio Barbosa (INPA) identificaram 52 espécies, 41 gêneros e 25 famílias, sendo que as famílias Fabaceae e Sapotaceae foram as mais ricas em espécies.

O artigo de Vitor Vieira Vasconcelos, Paulo Pereira Martins Junior (UFOP) e Renato Moreira Hadad (PUC-Minas) apresenta uma proposta metodológica para caracterização e delimitação de zonas favoráveis à recarga de aquíferos a partir da bacia hidrográfica do rio Paracatu, em Minas Gerais.

Homenagem - Uma breve nota assinada por Peter Mann de Toledo, Heloísa Maria Moraes dos Santos e Maria Inês Feijó Ramos presta uma homenagem à Cândido Simões Ferreira, falecido em setembro deste ano no Rio de Janeiro. O palentólogo atuou no Museu Goeldi nos anos de 1955 a 1957 e teve uma grande importância na instituição, reorganizando e revitalizando o conhecimento em geologia e paleontologia sobre a região amazônica.

Acesse - As publicações podem ser acessadas online e gratuitamente. As versões impressas custam R$25 na Livraria Ernest Lohse e na Biblioteca Ferreira Penna e podem ser solicitadas pelos e-mails mgdoc@museu-goeldi.brlivraria@museu-goeldi.br.