Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plantas Aromáticas do Ver-o-Peso

Plantas Aromáticas do Ver-o-Peso

A obra “Plantas Aromáticas do Ver-o-Peso” apresenta as características botânicas de 70 espécies comercializadas na maior feira livre da América Latina. A publicação é uma das novidades editoriais que o Museu Goeldi apresenta na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro.
publicado: 02/06/2015 16h45, última modificação: 23/02/2018 09h44
Exibir carrossel de imagens A.E.S Rocha Planta da especia Bacopa Monnierioides

Planta da especia Bacopa Monnierioides

Agência Museu Goeldi - Os aspectos botânicos, químicos, anatômicos e palinológicos dos conhecidos cheiros do Pará, oriundos das ervas regionais comercializadas na maior feira livre da América Latina, estão sistematizados no livro “Plantas aromáticas do Ver-o-Peso”, que será lançado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)  na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro no próximo dia 3 de junho, às 18 h.

A obra, dividida em 15 capítulos, apresenta os resultados do projeto de pesquisa intitulado “Plantas aromáticas na Amazônia: alternativa econômica para comunidades rurais”, liderada pelo MPEG em parceria com a UFRA, e apoio financeiro do PNOPG (Programa Norte de Pesquisa e Pós-Graduação). A publicação identifica, ilustrando com fotografias, as características botânicas de 70 espécies de plantas aromáticas adquiridas na feira do Ver-o-Peso. Assista ao book trailer do livro aqui.

De acordo com os organizadores Maria das Graças Bichara Zoghbi, Milton Guilherme da Costa Mota e Carmen Célia Costa da Conceição, o livro ilustrado “facilitará o reconhecimento das espécies aromáticas, além da composição química dos seus óleos essenciais e os locais de cultivo e abastecimento dos erveiros(as)”. Para determinadas espécies, também foram realizados estudos polínicos e de anatomia botânica.

Na opinião do diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Jr., a publicação tem “valiosa importância científica e acadêmica. Se configura como uma obra pioneira sobre a flora aromática comercializada em Belém, e representa a solidez da cooperação entre instituições afins em vários campos de atuação, especialmente na área editorial”.

Mercado Ver-o-Peso – As histórias de Belém do Grão-Pará e do Ver-o-Peso estão estreitamente relacionadas. O mercado existe desde a fundação da cidade em 1616, mas foi em 1688, por uma Provisão-Régia, que oficialmente foi criado às margens do igarapé do Piri, onde aportavam as embarcações com produtos, o que é hoje o mais expressivo cartão postal da capital do Pará. O “lugar de ver o peso” foi criado com objetivos fiscais, entrando para a economia formal da região.

Atualmente, o complexo do Ver-o-Peso abriga um rico patrimônio arquitetônico de vários estilos no centro histórico de Belém com edificações dos séculos XVII ao XIX, que incluem o Mercado de Ferro, o Mercado de Carnes, a Praça Dom Pedro II, a Praça do Relógio, entre outros.

A dinâmica cultural e econômica do Ver-o-Peso é muito forte, sendo um importante elemento do imaginário dos paraenses, e um dos principais responsáveis pelo fortalecimento do setor de comércio em Belém.

Lançamento – A publicação “Plantas aromáticas do Ver-o-Peso” será lançada quarta-feira, 3 de junho, às 18h,  no stand do Museu Goeldi na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, que iniciou na última sexta-feira, 29.

Texto: Mayara Maciel