Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Populações tradicionais pesqueiras serão tema de Jornada e Seminário Interdiálogos

Seminário Interdiálogos compõe a Jornada “Pescadores Tradicionais, Recursos Naturais e Dinâmicas da Paisagem” como abertura do evento
publicado: 04/03/2015 10h00, última modificação: 19/02/2018 09h47

Agência Museu Goeldi – Pescadores tradicionais, recursos naturais e dinâmicas da paisagem serão o assunto de uma Jornada de divulgação de pesquisas organizada pelo Grupo RENAS, através do Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos (LAMAq) do Museu Paraense Emílio Goeldi e seus parceiros. O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de março, no auditório da Coordenação de Botânica do MPEG, localizado no Campus de pesquisa da instituição. Confira a programação clicando aqui.

A Jornada “Pescadores Tradicionais, Recursos Naturais e Dinâmicas da Paisagem”, tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas realizadas sobre as populações pesqueiras e seu ambiente. O evento também será um momento para o planejamento de sua participação nas comemorações ao sesquicentenário do Museu Goeldi em 2016.

Durante a Jornada acontecerá mais uma edição do Seminário Interdiálogos, também organizado pelo LAMAq. O Seminário será incorporado à Jornada como conferência de abertura do evento, a ser realizada no dia 12 de março, às 9h, no auditório da Coordenação de Botânica do MPEG.

Seminário Interdiálogos – Com o tema “Populações Tradicionais Pesqueiras: pesquisas, intercâmbios, parcerias e experiências no Grupo de Pesquisa ETAPA”, o Seminário Interdiálogos abordará as populações tradicionais pesqueiras e as experiências antropológicas do Grupo de Pesquisa Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal (ETAPA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As discussões serão conduzidas por Francisca de Souza Miller, Pós-doutora em Antropologia e professora da UFRN e coordenadora do grupo ETAPA.

Grupo ETAPA – Criado em 2005, o grupo de pesquisa Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal tem o objetivo de estudar e discutir sobre culturas humanas em relação aos seus meio-ambientes potenciais e perceptuais. O grupo mantém atividades regulares de discussão teórico-metodológicas e de apresentação de resultados de pesquisa em eventos científicos.

Interdiálogos - Realizado desde 2013, o Seminário visa o compartilhamento e a atualização de informações, conceitos e metodologias de pesquisas realizadas ou em andamento no âmbito das ciências sociais e naturais, tanto entre os participantes do projeto RENAS, quanto em relação a outros projetos e instituições. Dessa forma, o “Interdiálogos” propõe a discussão da interdisciplinaridade e a  interação entre os pesquisadores das áreas de conhecimentos  que fazem interface com as ciências sociais, buscando avançar nos conceitos utilizados nas diversas áreas abordadas na relação homem/meio ambiente.

Serviço:

Jornada “Pescadores Tradicionais, Recursos Naturais e Dinâmicas da Paisagem”

Data/Hora: 12 e 13 de março, às 9h

Local: Auditório da Coordenação de Botânica do MPEG – Campus de Pesquisa (Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém/PA)

Conferência de Abertura – Seminário Interdiálogos

Tema: “Populações Tradicionais Pesqueiras: pesquisas, intercâmbios, parcerias e experiências no Grupo de Pesquisa ETAPA”

Data/Hora: 12 de março, às 9h

Texto: Mayara Maciel e Lorena do Couto