Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Portas abertas ao diálogo e ao compartilhamento de saberes

Portas abertas ao diálogo e ao compartilhamento de saberes

“Museu de Portas Abertas” convida a comunidade a conhecer o Museu Paraense Emílio Goeldi. Projeto segue no Campus de Pesquisa até o dia 31
publicado: 30/10/2014 13h00, última modificação: 27/11/2017 16h02

Agência Museu Goeldi - Uma expressão muito usada quando se fala sobre extensão acadêmica é “ultrapassar muros”, no sentido de sair dos limites físicos de uma instituição de ensino e pesquisa e divulgar para a comunidade o conhecimento ali produzido. “Abrir as portas” para as pessoas, mostrar como, onde e por que se faz ciência e incentivar a troca de saberes é o outro lado da extensão posto em prática pelo “Museu de Portas Abertas”.

O projeto do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), que já está em sua 29ª edição, abre espaço para que a comunidade possa conhecer o Campus de Pesquisa da instituição, localizado no bairro da Terra Firme, até esta sexta-feira (31). A visita conta com a apresentação dos ambientes de pesquisa, exposições e uma mostra das coleções científicas do Museu em diversas áreas como botânica, zoologia, linguística e paleontologia.

Durante o “Portas Abertas”, bolsistas, pós-graduandos e pesquisadores se tornam anfitriões do Goeldi, explicando ao público no que consiste e qual a importância de suas áreas de pesquisa para a região. É o caso do arqueólogo Leonardo Lopes, que falou nesta quarta-feira (29), primeiro dia de atividades do projeto, sobre o acervo arqueológico do Museu, composto por quase 15.000 peças históricas, do qual ele é um dos responsáveis. “Como não podemos levar o acervo à população, acho fundamental esse momento de trazer as pessoas aqui para entender o nosso trabalho e os valores que ele carrega”, disse.

Apenas na manhã de ontem, cerca de 150 alunos de três escolas municipais e estaduais de Belém participaram do “Museu de Portas Abertas”. Um desses grupos foi da Escola Estadual Mário Barbosa, vizinha do Campus de Pesquisa, no bairro da Terra Firme. Apesar da proximidade, os estudantes nunca haviam entrado na instituição, tampouco sabiam o que era realizado por ela. Para Priscila Gonçalves, estudante do 7º ano, a experiência de conhecer mais de perto parte do Goeldi foi marcante. “Aprendi várias coisas novas, como Arqueologia, e como preservar peças antigas. Não imaginava o que era feito aqui dentro”, contou.

O contato entre a comunidade e o Museu é um momento de diálogo entre os conhecimentos científico e popular, de acordo com a pesquisadora do MPEG Graça Santana. “O ‘Museu de Portas Abertas’ aproxima o conhecimento produzido pelo Goeldi com os tradicionais, que a sociedade possui. Essa troca gera um saber novo, fortalecido, e muito benéfico para o desenvolvimento da nossa região”, declarou a pesquisadora.

Museu de Portas Abertas – Desenvolvido desde 1985, o “Museu de Portas Abertas” já é uma tradição do MPEG.  O projeto propõe ampliar o conhecimento da região e, principalmente, incentivar e divulgar a pesquisa científica.

Esse ano, além da visita às coleções científicas e ao acervo fotográfico do Museu, o roteiro oferecido pelo “Portas Abertas” inclui palestras com pesquisadores, exposições, sessões de vídeo e o conhecimento de áreas como o Herbário e a Biblioteca Domingo Soares Ferreira Penna. O evento faz parte da programação comemorativa dos 148 anos do Museu Goeldi e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, cujo tema esse ano é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Para participar - Podem participar escolas de ensino médio e fundamental, universidades e centros comunitários. Para se inscrever, é necessário apenas contatar pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br ou pelo telefone: 3182-3249. O evento segue até o dia 31 de outubro, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, na Av. Perimetral, nº 1901, Terra Firme, em Belém. O horário de visitação é de 9h às 12h e de 14h às 17h.

Texto: João Cunha

Galeria de Imagens: