Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução divulga edital de seleção

Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução divulga edital de seleção

As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado começam no dia 15 de outubro.
publicado: 08/10/2018 16h18, última modificação: 08/10/2018 16h18

Agência Museu Goeldi – Já estão disponíveis para consulta os editais de seleção para as turmas de 2019 de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). As inscrições começam em 15 de outubro e seguem até 28 de dezembro. No total, serão ofertadas 16 vagas para mestrado e 11 para doutorado, conforme a disponibilidade dos orientadores.

O PPGBE é um programa que tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos em padrões evolutivos da biota e processos biológicos em ecossistemas tropicais. O programa recebeu a nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Inscrições – Para os interessados à vaga de mestrado, é necessário enviar por e-mail o formulário de inscrição preenchido e assinado, juntamente com uma cópia do diploma de graduação autenticada ou atestado de conclusão de curso na área de ciências biológicas ou afins. Também será necessário anexar uma cópia de algum documento de identificação com foto, a carta de aceite do orientador, o Currículo Lattes/CNPq atualizado e o formulário de pontuação do currículo, junto com os comprovantes dos itens pontuados.

Os candidatos à vaga de doutorado devem anexar todos os itens acima – com exceção da cópia de diploma de graduação que, neste caso, deve ser o diploma de mestrado –, acrescidos dos comprovantes de proficiência em língua inglesa, o projeto de pesquisa e a comprovação de alguma publicação ou carta de aceite dos últimos três anos em revista que possua classificação Qualis.

Os documentos devem ser enviados para o e-mail ppgbe@museu-goeldi.br. Mais informações podem ser consultadas nos editais.

PPGBE – O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE) é uma iniciativa regional pioneira do Museu Goeldi, sendo também a primeira pós-graduação oferecida de maneira autônoma pela instituição, que mantém outros cinco cursos de pós-graduação em parceria com instituições de ensino superior. As linhas de pesquisa do curso envolvem o conhecimento fundamental sobre a origem e caracterização da diversidade biológica (taxonomia, distribuição e história evolutiva) de diferentes grupos biológicos, bem como a análise dos processos naturais e antrópicos que estão atuando sobre a biodiversidade no tempo presente.

No PPGBE, os alunos têm como missão analisar os processos históricos, funcionais e evolutivos determinantes da diversidade biológica, enfatizando a descrição da biodiversidade e as causas da origem, manutenção e perda da biodiversidade.

Serviço | Processo Seletivo (Mestrado e Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE/MPEG)

Vagas: 16 para o mestrado e 11 para o doutorado.

Inscrições: 15 de outubro a 28 de dezembro.

Para mais informações, acesse os editais.