Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pós-Graduação em Ciências Ambientais completa uma década de produção científica
conteúdo

Agência de Notícias

Pós-Graduação em Ciências Ambientais completa uma década de produção científica

publicado: 12/08/2015 16h30, última modificação: 28/02/2018 09h44

Agência Museu Goeldi - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, cooperação entre Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará e Embrapa-Amazônia Oriental, completa dez anos e oferece uma programação especial.

No dia 14 de agosto, a mesa redonda “Agenda Científica em Ciências Ambientais na Amazônia Oriental” será conduzida por importantes especialistas da área com ampla formação em planejamento ambiental, urbano e regional, meteorologia, modelagem ambiental e ecológica, saúde e meio ambiente, geofísica, saneamento ambiental e outros assuntos.

A evolução da produção científica do PPGCA também será um tema discutido durante o encontro, que traz a Dra. Maria do Carmo Martins Sobral como convidada especial. Ela é membro do Comitê Científico de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e participa da avaliação de Programas de Pós-Graduação. Também Participarão do debate o Dr. Edson Rocha, coordenador do PPGCA –UFPA/MPEG/EMBRAPA; o Dr. Altem Pontes, coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará; e o Dr. Eduardo Costa, Diretor Presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA).

Parte da produção acadêmica do PPGCA foi sintetizada em dois livros que serão lançados no mesmo dia: “Amazônia em tempo” e “Barômetro da Sustentabilidade dos Municípios com Atividades Minerárias no Estado do Pará”. Além disso, um selo em comemorativo em alusão ao decênio será lançado.

Programa – Criado em 2005, o PPGCA discute o clima e as dinâmicas socioambientais da Amazônia a partir de uma abordagem interdisciplinar, observando tanto aspectos naturais quanto sociais da região, disponibilizando sólidas informações científicas para embasar políticas públicas de preservação socioambiental para a Amazônia.

O Programa forma mestres e doutores capacitados para atuar em áreas específicas de investigação inseridas em três linhas de pesquisa: Física do Clima (mestrado), Interação Clima e Ambiente (doutorado), e Ecossistemas Amazônicos e Dinâmicas Socioambientais (mestrado e doutorado).

De acordo com o coordenador do Programa, Dr. Edson Rocha, o curso nasceu da necessidade de entender de maneira mais ampla e integrada questões sobre a Amazônia, relacionando as dinâmicas climáticas, de ecossistemas, sociais e econômicas.

“Um dos pontos mais importantes que eu considero no nosso Programa é a integração entre três instituições que discutem a pesquisa de maneira interdisciplinar, abordando as nossas áreas de abrangência, que são o clima, a biodiversidade e os fatores socioeconômicos na Amazônia”, destaca o coordenador.

Texto: Mayara Maciel

 

Serviço:

Celebração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambientais (MPEG/UFPA/Embrapa-Amazônia Oriental)

 Mesa redonda “Agenda Científica em Ciências Ambientais na Amazônia Oriental”

Data: 14/08/2015

Hora: a partir das 9h

Local: Auditório do Paulo Cavalcante – Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, nº 1901, Terra-Firme, Belém-PA).

Palestrantes: Dra. Maria do Carmo Sobral (CAPES), Dr. Edson Rocha (PPGCA), Dr. Altem Pontes (UEPA), Dr. Eduardo Costa (FAPESPA).

 

Lançamento de livros:

 “Barômetro da Sustentabilidade dos Municípios com Atividades Minerárias no Estado do Pará”

Data: 14/08/2015

Hora: 11h20

Local: Auditório do Paulo Cavalcante – Campus de Pesquisa do Museu Goeldi

“Amazônia em tempo”

Data: 14/08/2015

Hora: 11h40

Local: Auditório do Paulo Cavalcante – Campus de Pesquisa do Museu Goeldi