Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Potencial para desenvolver produtos cosméticos

Potencial para desenvolver produtos cosméticos

Pesquisas avaliam elementos da pupunha para desenvolvimento de filtros solares
publicado: 20/06/2013 10h15, última modificação: 14/08/2017 08h38

Agência Museu Goeldi - Prospectar o potencial e prevenir de riscos a saúde humana são papéis da Ciência. No Museu Goeldi, dois estudos orientados pela pesquisadora Cristine Amarante, da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), fazem exatamente isso.

Avaliar o potencial da conhecida pupunha (Bactris gasipaes Kunth) para uso em fórmulas de filtros solares é o que ela e a bolsista de iniciação científica, Bruna Silva de Souza, se propõem em projeto denominado “Avaliação in vitro da atividade fotoprotetora de extratos vegetais da Amazônia”.

Segundo a autora da pesquisa e sua orientadora, vários extratos e óleos de plantas que apresentam função de proteção contra os raios solares, têm sido utilizados em produtos como filtros solares. Além disso, é fato que, na atualidade, o mercado indica a preferência por substâncias naturais e de origem vegetal para compor fórmulas e a indústria corresponde a esse tipo de demanda.

Antes, porém, que essas fórmulas alcancem prateleiras e venham a ser adquiridas pelo consumidor, o trabalho em laboratórios de pesquisa é intenso. Para o caso do estudo do Museu Goeldi, a jovem pesquisadora, Bruna, e a Dra. Cristine analisam produtos in natura como a pupunha para identificar moléculas de estruturas semelhantes às dos filtros sintetizados e artificiais.

No caso da pupunha, os testes preliminares estão sendo realizados. A capacidade fotoprotetora de qualquer espécie em estudo está relacionada à sua concreta capacidade de absorver raios ultravioletas A e B - UVA e UVB, siglas que constam dos rótulos e das características de inúmeros produtos hoje disponíveis para compra.

Todas as partes da planta - polpa, casca e caroço, são testadas através de análise fitoquímica preliminar para determinar elementos característicos de absorção de radiação UV, no caso polifenóis e alcalóides.

Esse estudo juntamente com os de outros mais de cem jovens pesquisadores compõem a programação do XXI Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq, que acontece de 24 a 28 de junho de 2013, no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, sito Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme.

Texto: Jimena Felipe Beltrão