Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Povos ribeirinhos da Amazônia em foco
conteúdo

Agência de Notícias

Povos ribeirinhos da Amazônia em foco

Museu Goeldi e UFPA reúnem pesquisadores, educadores e lideranças comunitárias para refletir sobre a educação de populações ribeirinhas nos próximos dias 23 e 24 de agosto. Durante o evento, o Goeldi abre suas portas para apresentar três décadas de estudos sobre as populações pesqueiras e de ações educativas
publicado: 18/08/2016 11h45, última modificação: 19/02/2018 14h42

Agência Museu Goeldi – Como escreveu o poeta Paes Loureiro, na margem dos rios, entre as águas e florestas, estão os mais preciosos arquivos culturais do mundo amazônico. Para apresentar parte desta riqueza, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) promovem o “I Seminário Povos Ribeirinhos da Amazônia: Educação e Pesquisa em Diálogo”. O evento, que coloca em destaque as tradições, identidades e culturas das pessoas que moram próximas aos rios, acontece nos dias 23 e 24 de agosto, no Auditório do Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (MPEG), em Belém.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.educampoparaense.com.br.

O Museu Goeldi é pioneiro no estudo das populações ribeirinhas, foco de pesquisas do Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos (Lamaq) e do Projeto “Recursos Naturais e Antropologia das Sociedades Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas da Amazônia: Relações do Homem com o seu Meio Ambiente” (RENAS)

Seminário é dedicado às culturas ribeirinhasO seminário reúne em diálogo direto, especialistas da antropologia, etnografia, educação e biologia, junto a movimentos e coletivos ribeirinhos. Na agenda do evento, estão previstas rodas de conversa, palestras, debates a respeito da realidade da educação nas comunidades ribeirinhas, oficinas sobre cultura material, uma mostra fotográfica, e ainda a realização da primeira da parte do “Museu Goeldi de Portas Abertas - 2016” – ação educativa que apresenta para comunidade escolar e do entorno do Museu Goeldi resultados, produtos e serviços realizados pela instituição museal. Confira a programação completa aqui.

A realização do evento é do “Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia” (GEPERUAZ), vinculado ao Instituto de Ciências da Educação da UFPA, e do Museu Goeldi, através do projeto RENAS, que esse ano completa 26 anos de atividade. As instituições têm um legado de pesquisa e formação junto aos povos ribeirinhos. O Seminário é um momento de compartilhar estudos, ações e produções que estão se desenvolvendo sobre a realidade, as demandas e os desafios dos ribeirinhos amazônicos.

O “I Seminário Povos Ribeirinhos da Amazônia: Educação e Pesquisa em Diálogo” tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

Populações ribeirinhas e o Museu Goeldi- O MPEG iniciou os estudos sobre populações pesqueiras amazônicas em 1967, com os projetos Marapanim, Quatipuru, Marajó e Antropologia da Pesca, financiados pelo CNPq e pela Superintendência Desenvolvimento Amazônia (SUDAM).

Estes projetos deram origem, em 1990, ao Projeto Recursos Naturais e Antropologia das Sociedades Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas da Amazônia: Relações do Homem com o seu Meio Ambiente (RENAS). O RENAS nasceu com o intuito de identificar, descrever, analisar e difundir as relações e processos pertinentes às sociedades haliêuticas e sua dinâmica na Amazônia.

Serviço

“I Seminário Povos Ribeirinhos da Amazônia: Educação e Pesquisa em Diálogo”

Dia: 23 e 24 de agosto (terça e quarta-feira)

Hora: 9h às 18h

Local: Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Perimetral, nº 1901, bairro Terra Firme, Belém-PA)

Vagas: 200

Inscrições: no site www.educampoparaense.com.br

Mais informações: pelo e-mail portaleducampoparaense@gmail.com

Programação completa:

 

23.08.2016 - 1º Dia

 

Manhã

8h às 9h - Credenciamento.

9h às 9h20 - PIBID/Castanhal.

9h30 às 9h45 - Abertura do evento - ICED e MPEG.

 

9h30 às 12h30 (MESA 1) - Povos ribeirinhos e pescadores da Amazônia: conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos em diálogo

Profª. Drª. Lourdes Furtado (MPEG)

Profº. Dr. Sérgio Cardoso de Moraes (NUMA/UFPA)

Mediador: Profº. Dr. Salomão Hage (ICED/UFPA)

 

Intervalo para almoço

 

Tarde

 

13h30 às 16h (MESA 2) - Cartografia das Populações Ribeirinhas da Amazônia: Identidades culturais e territoriais e práticas educativas em debate

Profª Drª. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (NEP/UEPA)

Prof. Dr. José de Souza Camilo Ramos (UEA)

Profº. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA/Cametá)

Mediador: Profº. Dr. Flávio Barros (NEAF/UFPA)

16h às 18h- Rodas de conversa

 

Eixo 1 Territorialidade Ribeirinha e Política de educação. Mediadora: Profª Msc.Maria Eliane Vasconcelos.

Eixo 2 - Currículo, Saberes, Identidade e Organização social. Mediadora: Profª Drª. Disselma Marinho Brito.

Eixo 3 - Formação de professores, Práticas Pedagógicas e Pedagogia da Alternância. Mediadora: Profª Msc. Helena Quadros e Profª Msc. Dayana Souza.

 

24.08.2016 - 2º Dia

 

Manhã

 

08 h – Recepção aos participantes

08:20h – Apresentação da Coordenação de Comunicação e Extensão - Msc. Maria Emília Sales

08:40h - Apresentação do Serviço de Educação do Museu Goeldi - SEC - Educação Ambiental nas comunidades pesqueiras - Msc. Lúcia Santana da Silva

10:00h - Museu Goeldi de Portas Abertas- filme e comentários do projeto - Msc. Helena Alves Quadros

10:30h – Relação Pesqueira e Comunidade - Esp. Maria das Graças Santana da Silva e Ivete Nascimento

11h às 12h30 – Visita a Reservas Técnicas e Laboratórios:

 

# Mostra Fotográfica “Trilhas da Pesca” - Autor: Pescador Fagno Pimentel - Mediação de Esp. Maria das Graças Santana da Silva e Msc. Ivete Nascimento

 

# Coleção Etnográfica

 

# Oficina: "Cultura material: objetos de pesca dos povos indígenas e populações tradicionais" - Mediação de Esp. Suzana Primo, Msc. Graça Santana e Msc. Leonardo Lopes.

 

Intervalo para almoço

 

Tarde

 

13h30 às 15:30 – Continuação das Visitas

15h40 às 16h – Apresentação do Grupo Vozes da Pedagogia

16h às 18h -  Círculo de Diálogo entre os coletivos e Movimentos Ribeirinhos e o GT Agrário do Ministério Público Estadual - A realidade da educação nas comunidades ribeirinhas em debate.