Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPBio Amazônia Oriental debate biodiversidade no Maranhão

PPBio Amazônia Oriental debate biodiversidade no Maranhão

Em seu VI Seminário, que inicia amanhã (10), os pesquisadores da Rede vão conhecer os resultados obtidos nos seis Núcleos da Amazônia Oriental e discutir a importância da manutenção da Amazônia Maranhense.
publicado: 09/12/2013 15h45, última modificação: 22/08/2017 14h55

Agência Museu Goeldi - Com quase dez anos de atuação na região Amazônica, o Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Amazônia Oriental realiza a sexta edição de seu seminário científico, que ocorrerá no período de 10 a 13 de dezembro, na cidade de São Luís, no Maranhão. Com o tema "Conservação e restauração da biodiversidade para uma sociedade sustentável", o evento discutirá os resultados dos últimos anos de pesquisas do Programa em seis núcleos regionais que serão condensados em uma publicação a ser lançada no próximo ano. Será também uma ocasião para discutir a situação das Unidades de Conservação (UC's) no Arco do Desmatamento, as ameaças à biodiversidade regional, com destaque para o projeto de lei que propõe a diminuição da Reserva Biológica do Gurupi, espaço vital para a preservação da Amazônia Maranhense.

Os núcleos componentes do PPBio Amazônia Oriental - Maranhão, Tocantins, Leste Paraense, Oeste Paraense, Mato Grosso e Amapá - irão apresentar e discutir os resultados de estudos e políticas públicas para a conservação da biodiversidade. Durante o Seminário, será lançado o novo sistema de informação científica do PPBio, o SINBIO 2.0.

A estrutura do evento inclui mesas redondas, painéis, simpósios sobre expedições científicas, palestras , minicursos e uma exposição sobre a Rebio do Gurupi Os minicursos, ministrados por pesquisadores de diversas instituições, abordarão temas como: taxonomia, modelagem de biodiversidade, estatística e delineamento experimental, sistemática filogenética e métodos de coleta para plantas e fungos para utilização em estudos.

Consulte aqui a programação do evento.

Amazônia Maranhense - Com 271.000 ha, a Reserva Biológica do Gurupi vem sofrendo diversas ameaças, por conta da extração ilegal de madeira, extrativismo, queimadas, e um projeto de Lei em trâmite na Câmara dos Deputados, que tem por objetivo diminuir seu território em 80%. Os pesquisadores do PPBio iniciaram, em novembro deste ano, uma campanha em defesa da manutenção da Rebio, que faz parte do último fragmento de Floresta Amazônica no Maranhão. Para conhecer um pouco mais sobre a Reserva Biológica e a campanha, acesse o website SOS Gurupi.

PPBio - O Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio é uma estratégia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI que integra instituições envolvidas em redes nos biomas brasileiros para gerar e disseminar informações sobre a biodiversidade nacional. O Programa tem como objetivo fornecer informação integrada sobre a biodiversidade para facilitar a gestão do patrimônio natural e fortalecer ações e pesquisas sobre desenvolvimento sustentável. O PPBio tem abrangência nacional e iniciou na Amazônia em 2004, com a rede da Amazônia Oriental sendo coordenada pelo Museu Emilio Goeldi. Os trabalhos no Gurupi iniciaram em 2006, e representam um dos maiores desafios da Rede PPbio Amazônia Oriental.

Texto: Paola Caracciolo