Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPGDS abre chamada para bolsista de Pós-Doutorado

PPGDS abre chamada para bolsista de Pós-Doutorado

O(a) bolsista selecionado(a) deverá atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural, do Museu Goeldi, com o tema “Populações afrodescendentes: contextos rurais e urbanos”.
publicado: 18/12/2020 10h05, última modificação: 18/12/2020 10h05

Agência Museu Goeldi - O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), abriu as inscrições para a seleção de um(a) bolsista de Pós-Doutorado.

A bolsa será ofertada por meio do Programa Amazônia Legal, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para atuar com o tema “Populações afrodescendentes: contextos rurais e urbanos”.

A candidatura requer o título de doutorado em Antropologia ou áreas afins, com experiência de pesquisa junto a populações afrodescendentes na Amazônia em contextos rurais e/ou urbanos, além de produção acadêmica sobre temas relacionados, como comunidades quilombolas, comunidades negras rurais, povos de santo e de terreiro e grupos negros imigrantes.

Quem se inscrever deve também apresentar um projeto de pesquisa com populações afrodescendentes no contexto da Amazônia e uma proposta de atuação (plano de trabalho) em docência no nível de pós-graduação (mestrado), considerando os avanços teóricos sobre o tema.

O valor da bolsa é de R$ 4.100,00 e terá duração de 12 meses, não renováveis.

Objetivos - A Chamada 02/2020 do PPGDS/MPEG tem a finalidade de fortalecer o corpo docente do programa, sobretudo em relação ao conhecimento das populações afrodescendentes, tão importantes para a diversidade sociocultural na Amazônia.

Abertas no último dia 15 de dezembro, as inscrições para a bolsa vão até o dia 31 de janeiro de 2021. O processo de seleção será realizado em fevereiro e o(a) bolsista selecionado(a) iniciará as atividades a partir de março de 2021.

Inscrições - Para efetivar a inscrição, os(as) candidatos(as) devem enviar os seguintes documentos: projeto de pesquisa; plano de trabalho; currículo lattes atualizado; cópia digitalizada do RG e CPF. O pedido de inscrição e os documentos devem ser enviados à Secretaria do PPGDS pelo email ppgds@museu-goeldi.br.

Seleção - A seleção será realizada por uma banca examinadora, formada pela professora Zélia Amador de Deus, da Universidade Federal do Pará (UFPA), por Regina Oliveira e Roberto Araújo, ambos professores do PPGDS/MPEG.

No processo de avaliação, serão considerados critérios como o interesse acadêmico das atividades de pesquisa e docência propostas pelos(as) candidatos(as), a experiência em pesquisa e ensino e produção científica na área específica da bolsa, a viabilidade de execução das atividades propostas no prazo estipulado pela chamada e o desempenho na entrevista que será realizada em data e horário que serão comunicados aos candidatos com a devida antecedência.

O resultado final da Chamada será divulgado no site do PPGDS no dia 12 de fevereiro de 2021.

Serviço | Chamada PPGDS 02/2020

Seleção de Bolsista Pós-Doc - Programa Amazônia Legal/Capes

Tema: “Populações Afrodescendentes: contextos rurais e urbanos”

Prazo de inscrições: até 31 de janeiro de 2021.

Seleção: fevereiro de 2021.

Leia a Chamada.