Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Presidente da Câmara e deputados no Museu Goeldi

Presidente da Câmara e deputados no Museu Goeldi

Eduardo Cunha, 6 deputados e o Ministro de Portos visitam a instituição, conhecem a estrutura, se informam sobre as temáticas estudadas e se encantam com a natureza e a flora amazônicas.
publicado: 15/05/2015 17h00, última modificação: 22/02/2018 13h01
Exibir carrossel de imagens Sumy Menezes No aquário Jacques Huber o grupo interagio com a fauna amazônica.

No aquário Jacques Huber o grupo interagio com a fauna amazônica.

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi foi o primeiro ponto da visita do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, à Belém nessa sexta-feira (15). Eduardo Cunha, o Ministro de Portos, Edinho Araújo, o vice-presidente nacional do PSC, Everaldo Pereira, e os parlamentares Elcione Barbalho, José Priante, Joaquim Passarinho, Jozi Rocha, Marcos Rogério e Felipe Bornier, acompanhados de assessores, dedicaram parte da manhã para conhecer a instituição, sua história, patrimônio e contribuições para o conhecimento e desenvolvimento da Amazônia.

Museu em números e ações – Recebidos pela Diretora em Exercício, Roseny Mendes, acompanhada pelas coordenadoras de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Vilacy, e Comunicação e Extensão, Maria Emília Sales, a comitiva foi informada de alguns dados gerais da instituição: as 3 bases físicas (Parque Zoobotânico, Campus de Pesquisa e Estação Científica Ferreira Penna); 4 programas de pós-graduação em parceria com universidades federais no Pará; a relação com comunidades urbanas e rurais; as 18 coleções científicas que somam 4,5 milhões de itens tombados; o avanço nos estudos de biodiversidade com a descobertas de 249 novas espécies de fauna e flora nos últimos cinco anos; a média de 300 mil visitantes por ano; as ações diversificadas de inclusão social.

As autoridades conheceram também o papel da instituição na construção de políticas públicas – cuja ação mais recente foi a contribuição às legislações estaduais sobre o uso da terra e no Projeto de Lei de Acesso à Biodiversidade, Patrimônio Genético e Propriedade Intelectual, proposta atualmente em trâmite no Senado. (veja a notícia).

Visita ao Parque – Os parlamentares visitaram, com exclusividade, o Aquário Jacques Huber, que reformado será re-aberto ao público em outubro de 2015, quando o Museu Goeldi completa 149 anos de existência. O espaço é o mais antigo aquário público do país e abriga além de peixes, um terrário onde pode ser observado serpentes amazônicas.

A comitiva seguiu para o deck de aves aquáticas, onde Eduardo Cunha recebeu a imprensa para uma coletiva. Ao ser indagado sobre a escolha do Museu Goeldi na rota de visitas da Câmara Itinerante, o Presidente da Câmara explicou: “Em primeiro lugar, o exemplo. São instituições como essa que vão nos permitir dar cumprimento e legislar para a proteção da flora e da fauna. É um exemplo de pesquisa, pro Estado do Pará e pro Brasil”, disse.

Câmara Itinerante - A “Câmara Itinerante” é uma ação no qual uma representação de parlamentares percorre o país para debater, principalmente, a Reforma Política e o Pacto Federativo, e também ouvir as sugestões e demandas específicas de cada região. “Em cada local que a gente vai, a gente busca ouvir ideias, conhecer problemas diferenciados, e escolhemos um tema e um modelo de discussão. Aqui no Pará, pelo simbolismo a essa visita ao Museu Goeldi, nós estamos introduzindo o debate do meio ambiente nesse processo da Câmara dos Deputados”, declarou o presidente da Câmara.

Clique aqui e assista a entrevista de Eduardo Cunha.

Em Belém, a comitiva da “Câmara Itinerante”, foi composta também pelos deputados Elcione Barbalho (PMDB-PA), Felipe Bornier (PSD-RJ), José Priante (PMDB–PA), Joaquim Passarinho (PSD-PA), Jozi Rocha (PTB-AP), Marcos Rogério (PDT-RO) e acompanhada pelo Ministro de Portos, Edinho Araújo e por Everaldo Pereira (candidato à presidência nas últimas eleições e vice-presidente nacional do PSC). Após o Museu Goeldi, a comitiva visitou também a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA). No final da manhã, o grupo voou para Macapá (AP), próximo destino do programa.

Texto: João Cunha