Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa teatral do MPEG atrai os visitantes do Museu

Programa teatral do MPEG atrai os visitantes do Museu

Com teatro e brincadeiras, o Programa Natureza ensina ciência e sustentabilidade para os visitantes do Museu Paraense Emílio Goeldi de um jeito lúdico e divertido
publicado: 10/10/2014 16h15, última modificação: 27/11/2017 15h23

Agência Museu Goeldi - Ciência se aprende até brincando! É o que propõe o Programa Natureza, ação educativa promovida pelo Museu Paraense Emílio Goeldi e que é voltada ao público infanto-juvenil. O Programa estimula o ensino e a aprendizagem da ciência através do teatro.

Realizado nos últimos dias 07 e 08 deste mês, o evento, que aconteceu no espaço Raízes, coração do Parque Zoobotânico, recebeu crianças de diferentes escolas da capital paraense para o desenvolvimento de atividades criativas. A ação faz parte da programação de aniversário do Museu Goeldi, que se estenderá durante o mês de outubro.

A atividade, que consiste em uma parodia de programa de auditório, na qual animais da floresta, como o macaco Ximbica e a onça pintada, ensinam ciência para os visitantes do Parque de forma cativante, com teatro, brincadeiras, distribuição de cartilhas educativas. O trabalho contou ainda com uma oficina de peças em argila e barro, na qual os participantes puderam aprender um pouco sobre a cultura e a arqueologia tapajônica e marajoara.

Alcemir Aires, arte-educador do MPEG que interpreta o personagem do macaco Ximbica, conta que está envolvido com este tipo de atividade artística desde a década de 1980, quando foi formado um grupo de teatro dos servidores do MPEG. Alcemir considera o Programa Natureza uma iniciativa relevante para a formação dos participantes. “Com o Programa, a gente consegue despertar nas crianças, e até no adulto que participa, a importância da preservação do meio ambiente, principalmente da Amazônia. São informações passadas através do lúdico sobre a fauna e flora da região”, afirma o servidor.

A Chefe do Serviço de Educação e Extensão (SEC) do Museu Goeldi, Lúcia Santana, explica que a encenação teatral é apenas uma parte do Programa Natureza, composta também pelo projeto de pesquisa que visa descobrir o que as crianças entendem de ciência e, principalmente, estimular a relação de afeto do público com a fauna e a flora do Parque Zoobotânico. Segundo Lúcia “é importante que o teatro tenha espaço dentro das instituições culturais, porque desenvolve a criatividade de quem faz os personagens e ensina ciência de forma criativa”.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - O Programa Natureza, assim como as outras atividades desenvolvidas pelo Museu durante a comemoração de seu aniversário no mês de outubro, também faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Semana, realizada nacionalmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2004, busca envolver a comunidade em atividades relacionadas ao tema, que este ano é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Texto: Lorena Brito

Galeria de Imagens: