Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação do Museu Goeldi na 19ª Semana Nacional de Museus
conteúdo

Agência de Notícias

Programação do Museu Goeldi na 19ª Semana Nacional de Museus

A Semana acontece entre os dias 17 e 21 de maio de 2021 e todas as atividades são on-line e gratuitas. A programação inclui a apresentação da HQ "Aquário Cinza", a oficina de HQ Narrativas Experimentais, um webnário com Bruno Brulon e uma conversa sobre a coleção fotográfica do MPEG. A Semana é uma iniciativa do IBRAM para estreitar os vínculos entre os espaços museológicos com a sociedade.
publicado: 12/05/2021 14h40, última modificação: 12/05/2021 18h28
miniatura19semanademuseus

miniatura19semanademuseus

Agência Museu Goeldi – “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” é o tema da 19ª Semana Nacional de Museus, evento realizado em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. Entre os dias 17 e 21 de maio, o Museu Goeldi integrará as atividades nacionais ofertando ao público uma programação especial. Os eventos serão realizados on-line e poderá ser acompanhado pela plataforma do Goeldi no YouTube. Acesse https://www.youtube.com/channel/UCwkOB_ODeHLPt7Msf6z5Vuw

O Dia Internacional dos Museus é festejado em 18 de maio, o evento tem como propósito promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de estreitar os laços dos espaços museológicos com a sociedade. Museus e instituições culturais de todo o Brasil integram as comemorações, proporcionando ao público inúmeras atividades. Desde 2020, em virtude da necessidade da adoção de medidas de prevenção contra a Covid-19, a programação é organizada de maneira virtual, com realizações de palestras, oficinas e apresentações por meio de plataformas digitais.

Programação - Neste ano, o público do Museu Goeldi poderá conferir no portal da instituição a linda História em Quadrinhos “Aquário Cinza”, de autoria de Felipe Furtado. O jovem Felipe se graduou em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará, se especializando em HQ sob a orientação do Professor Dr. John Fletcher Couston Júnior (FAV/UFPA). “Aquário Cinza” é sobre a vivência de uma visita ao Museu Goeldi, as conexões possibilitadas, memórias ativadas e como esta experiência impacta no ânimo das pessoas de uma grande cidade. A percepção se dá no diálogo entre um jovem estudante e um experiente pescador, ambos moradores de Bragança (PA), mergulhados nas paisagens do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Acesse aqui a HQ “Aquário Cinza”.

Nos dias 17, 19 e 21, de 9h30 às 11h, Felipe Furtado e seu orientador Jonh Fletcher oferecem ao público do MPEG a “Oficina de Histórias em Quadrinhos, narrativas experimentais”. Um dos focos da oficina é desenvolver uma narrativa gráfica sobre o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi construída a partir das memórias dos participantes. Outro objetivo da atividade é divulgar o universo da HQ, estimulando as produções e os potenciais artistas de quadrinhos no Pará. A oficina totalizará 5 horas de carga horária. Clique no link da Oficina de HQ e ative o lembrete.

A transmissão da oficina será aberta no canal do Museu Goeldi no Youtube. Veja o que recomendam que você tenha em mãos para usufruir da oficina: computador e/ou celular, pacote de dados de internet, papéis diversos, lápis, canetas nanquim de diferentes numerações, régua, borracha e um aplicativo para escanear/ digitalizar.

Quer mergulhar mais no incrível universo das HQs? Então parta também para as leituras. As leituras básicas sugeridas são: McCLOUD, Scott. Desenhando Quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2007 e CAMPOS, Rogerio. Imageria: o nascimento das histórias em quadrinhos. São Paulo Veneta, 2015. Já as leituras complementares apontadas pelos ministrantes são: LEMIRE, Jeff. Condado de Essex. São Paulo: Mino, 2017 e MOORE, Alan. Monstro do pântano. São Paulo: Panini, 2019

Haverá emissão de certificado ao participante que se inscrever por meio de envio do formulário eletrônico , mas o certificado será emitido apenas para quem acompanhar e interagir pelo chat do canal do Museu Goeldi no Youtube durante os 3 dias de oficina. Dúvidas podem ser encaminhadas para a museóloga Doriene Monteiro (MPEG), pelo e-mail dorienetrindade@museu-goeldi.br

No dia 18 de maio, no horário das 10h às 11h, acontecerá o Webnário "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar", que terá como palestrante o doutor em Antropologia e História, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e professor adjunto dos cursos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Bruno Brulon.

Brulon é um dos museólogos brasileiros mais influentes da contemporaneidade e possui uma diversificada produção no âmbito da Museologia. Não é necessário realizar inscrição para participar do Webnário. Clique no link do Webnário e ative o lembrete no Youtube.

Já no dia 20 de maio, de 10h às 11h, a Drª Lilian Bayma de Amorim apresentará "A Coleção Fotográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi: documentos não textuais que contam histórias". Lilian Amorim é doutora em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No Museu Goeldi, ela chefia o Serviço de Informação e Documentação, onde fica o Arquivo e a Coleção Fotográfica. Para participar do evento não há necessidade de inscrição prévia. Clique o link do evento e ative o lembrete no Youtube.

O conjunto iconográfico do Museu Goeldi constitui uma importante fonte para a pesquisa. De acordo com Lilian Amorim, atualmente esta coleção é formada por 20 mil fotografias, dentre as quais 1500 são negativos de vidro, as imagens revelam atividades de pesquisa em campo, registrando tipos humanos, aspectos ambientais, paisagens e vestimentas. 

“Essa apresentação tem como foco os negativos de vidro que já estão tratados e digitalizados. Divididos em álbuns temáticos, como os prédios do Parque Zoobotânico, as fotos são relevantes em termos quantitativo e qualitativo e, portanto, se faz necessária a sua divulgação para que esse patrimônio esteja a serviço da sociedade”, pontua Lilian.

Semana Nacional de Museus – Evento organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural que acontece anualmente em homenagem ao Dia Internacional dos Museus. A cada ano, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) lança um tema diferente para a celebração do dia 18 de maio e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

Em sua 19ª edição, a Semana tem como tema gerador “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe uma reflexão sobre o futuro dos museus, enfatizando que só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.

Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), reimaginar um futuro para os museus significa, não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam nossa maneira de ser e estar no mundo.

Para obter mais informações sobre o tema deste ano, clique aqui.

 

Texto: Samara Barra

Edição: Joice Santos

 

 

Serviço – Programação MPEG na 19ª Semana Nacional de Museus – Ano 2021 

Lançamento HQ “Aquário Cinza” 

 

Segunda, quarta e sexta-feira (17, 19 e 21 de maio)

Oficina de Histórias em Quadrinhos, narrativas experimentais.

Facilitadores: Luiz Felipe da Silva Furtado (FAV/UFPA) e John Fletcher Couston Júnior (FAV/UFPA)

Carga horária: 5 horas

Hora: 9:30 às 11:00

OBS: Necessita de inscrição prévia através de preenchimento do formulário eletrônico.

17/05 – https://www.youtube.com/watch?v=P5-rCUnCBfE

19/05 - https://www.youtube.com/watch?v=Sofd5nABWak

21/05 – https://www.youtube.com/watch?v=ycDSfF1pTlg

 

Terça-feira (18 de maio)

Webnário "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar"

Palestrante: Bruno Brulon (Museologia/ UNIRIO)

Hora: 10:00 às 11:00

https://www.youtube.com/watch?v=TV4u_BDMNFo

 

Quinta-feira (20 de maio)

Apresentação

"A Coleção Fotográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi: documentos não textuais que contam histórias"

Apresentadora: Lilian Bayma de Amorim (SEIDO / MPEG)

Hora: 10:00 às 11:00

https://www.youtube.com/watch?v=AGrtrbQ9_Pk