Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação especial do Museu Goeldi no Dia Internacional dos Museus (18)

Programação especial do Museu Goeldi no Dia Internacional dos Museus (18)

O Museu Emílio Goeldi realiza três visitas guiadas no Dia Internacional dos Museus, celebrado nesta sexta-feira (18). A programação faz parte da 16ª Semana de Museus, que tem como tema “Museus Hiperconectados – novas abordagens, novos públicos”.
publicado: 18/05/2018 15h48, última modificação: 21/05/2018 13h45
Cartão Dia Internacional de Museus

Agência Museu Goeldi – Os visitantes do Parque Zoobotânico vão contar com uma programação especial na manhã desta sexta (18), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus: serão realizadas visitas guiadas ao Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna (Rocinha), à exposição “Transformações: a Amazônia e o Antropoceno” e ao Aquário Amazônico Jacques Huber. É uma oportunidade para o público explorar e conhecer ainda mais sobre um espaço tão presente na memória e no imaginário das pessoas.

Programação – “Rocinha” é um termo que se refere a um tipo de habitação comum na Belém do início do século XIX. Eram as vivendas rurais utilizadas pelos proprietários como casas para descanso. Um dos símbolos do Museu Paraense Emílio Goeldi, a Rocinha abriga atualmente o Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna, que é um dos espaços onde será realizada a visita guiada. A arquiteta Karol Gillet, da Coordenação de Museologia do Museu Goeldi, conduzirá a visita com o tema “As rocinhas de Belém”.

A ecóloga Ima Vieira é a responsável pela segunda visita, que será na exposição “Transformações: a Amazônia e o Antropoceno”, dentro da Rocinha. O público encontrará réplicas em tamanho real de áreas naturais da Amazônia, conteúdos multimídia com informações científicas sobre mudanças climáticas, exemplares de espécies extintas, painéis digitais onde poderá ouvir o canto de espécies que não são mais encontradas em Belém, além de mergulhar em alguns dos critérios usados pelos cientistas para “medir” e fazer um diagnóstico da biodiversidade na região. Todo esse percurso termina com um convite: como garantir um futuro sustentável, tendo em vista essas mudanças irreversíveis? A exposição é resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia.

O mais antigo aquário público do Brasil também faz parte do circuito. A visita, sob a curadoria do biólogo Horácio Higuchi, apresenta ao público curiosidades sobre as espécies do Aquário Amazônico Jacques Huber. Fundado em 1911, o aquário é exclusivamente de água doce e amazônico e reúne espécies importantes para a cultura da região. Após 13 anos fechado, o espaço foi reinaugurado em 2017.

Dia Internacional dos Museus – O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e busca aproximar os profissionais dos museus de seu público e estimular a população a visitar esses espaços.

Semana de Museus – Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus e em alusão ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, a Semana de Museus chega a sua 16ª edição com o tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. De 14 a 20 de maio, 1130 museus do Brasil realizam as mais diversas atividades como visitas guiadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras, buscando promover, divulgar e valorizar as instituições museais do país além de fortalecer sua relação com a sociedade. No Pará, estão previstas atividades em 20 instituições distribuídas nas cidades de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá e Santarém. Para saber a programação completa, acesse o site.

Texto: Karolina Pavão.

Serviço | Dia Internacional dos Museus – Visitas guiadas no Museu Goeldi

Data: 18 de maio de 2018.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Visitas:

9h30 – Pavilhão Ferreira Penna – “As Rocinhas de Belém” (Karol Gillet)

9h45 – Exposição “Transformações: a Amazônia e o Antropoceno” (Ima Vieira)

10h30 – Aquário Amazônico Jacques Huber (Horário Higuchi)