Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Quarto dia de apresentações do Seminário PIBIC

Quarto dia de apresentações do Seminário PIBIC

Estudo de vegetais, Comunicação, Extensão e Pós-Graduação são as temáticas desta quinta-feira
publicado: 04/06/2014 16h45, última modificação: 29/08/2017 14h21

Agência Museu Goeldi – Hoje (5) ocorrem as apresentações das pesquisas de iniciação científica desenvolvidas no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) das sessões “Sistemática vegetal e micologia, morfologia e anatomia vegetal, manejo e conservação", “Comunicação e Extensão” e “Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação”. É o quarto e penúltimo dia do XXII Seminário de Iniciação Científica – PIBIC/MPEG, iniciado na última segunda-feira (2).

O evento inicia às 8h15 e durante a manhã serão apresentados os trabalhos sobre classificação dos vegetais e dos fungos, os estudos das formas e anatomia desses seres, além da conservação e manejo de espécies botânicas. A primeira a se apresentar é Jaine da Silva Ribeiro, que identificou as espécies usadas na arborização das vias públicas da cidade de Belém, PA.

Jamille Rabelo de Oliveira, estudou fungos causadores de ferrugem (PUcciniales) em plantas de interesse econômico na Região Metropolotina de Belém, enquanto Jone Clebson Ribeiro Mendesestudou o vegetal Campomanesia Ruiz & Pavon no Pará.

Jonilson Ribeiro Trindade fez levantamento de plantas daninhas em áreas de cultivo de feijão-caupi na Região Metropolitana de Belém e nordeste do estado do Pará. José Arthur Leal Nascimento observou os dados de herbário e inventário florístico das palmeiras amazônidas.

Marcia Lemos da Silva estudou a morfometria do fruto, da semente e da plântula da Inga flageliformis e Quésia Sá Pavão fez levantamento de Cyperaceae daninhas de áreas cultivadas na Região Metropolitana de Belém.

Sofia França Sobral fez estudo de classificaçãoda espécie Lecythis Loefl. da região Baixo Amazonas no Pará e Suzane Silva de Santa Brígida caracterizou a estrutura e organização da Sporobolus virginicus ocorrente em restinga e apicum do município de Salinópolis (PA).

Thais Scarllety de Almeida Almada analisou a riqueza e composição de briófitas do Parque Natual Municipal do Cancão, Serra do Navio, Amapá. Thiago Teixeira de Oliveira estudou a morfometria do fruto, semente, plântula e influência da secagem na germinação da Clusia hoffmannseggiana Schltdl, e Wendell Vilhena de Carvalho caracterizou a estrutura e organização da Eleocharis geniculataocorrentes em restinga e apicum no município de Salinópolis (PA).

Para finalizar a manhã, vem a sessão de painéis: “Germinação de sementes de espécies arbóreas em substrato orgânico”, de Leandro Silva de Souza; “Estudos botânicos de áreas manejadas e não manejadas”, de Hemelyn Soares das Chagas; “Avaliação química do óleo essencial das folhas e flores de Ocimum campechianum Mill por cromatografia de fase gasosa/espectrometria de massas (CG/EM)”, de Ted Wilson Bichara Junior.

Comunicação - A partir das 14h, inicia-se a sessão “Comunicação e Extensão”, coordenada por Maria Emília da Cruz Sales (MPEG) e avaliada pela Dra. Sue Anne Regina Ferreira da Costa (Coord. do curso de Museologia/ UFPa e pesquisadora colaboradora do MPEG), com 4 apresentações.São elas: “Andiroba e copaíba: do uso medicinal a um estudo educacional no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi”, da Camilla Cabral Ferreira; “As espécies vegetais e a sustentabilidade alimentar: uma experiência do Museu Goeldi no bairro da Terra Firme”, de autoria de Sofia Juliana Paiva de Amorim; “Memória e sociabilidade: estudo da experiência de visita do público familiar visitante do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi”, desenvolvida por Emilly Cristine Barbosa dos Santos; e “Inventário de ações curatoriais das exposições etnográficas sobre os índios Kayapó da Coordenação de Museologia. Exposições ‘A Ciência dos Mebêngókrê: alternativas contra a destruição’ e ‘Ciência Kayapó: alternativas contra a destruição’”, de Gerson de Figueiredo dos Santos.

Em seguida, vem a sessão “Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação”, coordenada por Marlúcia Bonifácio Martins e Sue Anne Costa como avaliadora. Hardy José Santos de Miranda ampliou os novos modelos tridimensionais de espécies da fauna e flora do Parque Zoobotânico Virtual do Museu Goeldi;Timóteo Monteiro da Silva modelou e divulgou as coleções zoológicas do PPBio Amazônia Oriental; Jorge Rosivan Rodrigues Batista desenhou experimentos de novas tecnologias de conectividade sem fio de baixo custo para a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) e Cláudio Lísias Moreira Ximenes apresenta o trabalho de levantamento da história das comunidades quilombolas do Rio Capim, no Pará.

Para finalizar o dia, vem a sessão de painéis da Comunicação e extensão: “Modelagem e padronização das coleções zoológicas do PPBio Amazônia Oriental”, de Juliana Corrêa dos Santos, e “Estudos e implementações dos novos padrões w3c para adaptabilidade e interatividade do site da Estação Científica Ferreira Penna”, de Débora Campos Rodrigues.

Veja a programação completa aqui.

Serviço – XXII Seminário de Iniciação Científica – PIBIC

De 2 a 6 de junho de 2014

Local: Auditório Paulo Cavalcante - Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio, Av. Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém, Pará.

Evento aberto ao público com entrada franca.

Texto: Alice Martins Morais