Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Resenha de antropólogo do Goeldi é publicada na revista “The New York Review of Books”

Ensaio de Glenn Shepard, pesquisador do Museu Paraense Emilio Goeldi, sobre o livro “The Falling Sky” saiu em edição de novembro da renomada publicação estadunidense
publicado: 04/12/2014 15h45, última modificação: 03/01/2018 14h35

Agência Museu Goeldi - Com o título “The Voice of the Shaman” (em português, “A Voz do Xamã”), a resenha do pesquisador Glenn Shepard Jr., foi publicada na penúltima edição da revista “The New York Review of Books”, considerada a mais importante revista literaria-intelectual em idioma inglês. O texto é uma análise sobre o livro “The Falling Sky: Words of a Yanomami Shaman”, misto de biografia do xamã Yanomami, Davi Kopenawa, e relato dos costumes, filosofia e história dos Yanomami, povo que habita um vasto território na Bacia Amazônica, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.

Glenn Shepard é antropólogo, pesquisador em etnologia indígena e anterior curador do acervo etnográfico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), com especialidade em povos indígenas da Amazônia. No ensaio, ele ressalta a força da tradição oral dos Yanomami expressa em “The Falling Sky”. O livro é narrado em primeira pessoa por Davi Kopenawa e transcrito para a linguagem escrita pelo antropólogo francês Bruce Albert por meio de gravações feitas pelo líder indígena entre os anos de 1970 e 2000. Assista ao vídeo-entrevista de Davi Kopenawa sobre “The Falling Sky”.

Nessas gravações, Kopenawa conta sua trajetória de sobrevivente de duas epidemias (uma de gripe e outra de sarampo) que quase exterminaram sua aldeia após o contato com homem branco, na década de 1950, até se tornar um dos principais nomes na luta pelos direitos dos Yanomami, culminando na demarcação de terras da etnia, em 1992. Para Glenn Shepard, “The Falling Sky” também é um compêndio da rica cultura dos Yanomami. “As notas de rodapé, sozinhas, abrigam monografias sobre botânica e zoologia, mitologia, ritual, e a história Yanomami”, afirma o pesquisador no ensaio.

Além da publicação na revista, a resenha de Shepard está disponível em versão digital no site da “The New York Review of Books”. “The Falling Sky” foi originalmente lançado na língua francesa, em 2010, e traduzido para o inglês no ano passado. A edição em português do livro está prevista para 2015.

Texto: João Cunha

Galeria de Imagens: