Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Samambaia aquática no formato de um trevo de quatro folhas

Samambaia aquática no formato de um trevo de quatro folhas

Coletas enriquecem acervo e registram novas ocorrências para a Amazônia
publicado: 19/06/2013 10h15, última modificação: 14/08/2017 09h39

Agência Museu Goeldi - Estudo no Museu Paraense Emilio Goeldi faz a primeira citação da espécie Marsilea minuta na Região Norte do Brasil. Com amostras coletadas em ambientes de Belém e de Bragança no nordeste paraense, ela só era citada nas regiões nordeste e sudeste.

A pesquisa sobre a anatomia da espécie é de autoria de Jorgeane Tavares, orientada por Tatiani Kikuchi, e identificou características de morfologia e anatomia da planta que levaram à identificação da espécie e sua inédita citação para ocorrência na Amazônia.

Esse é uma das pesquisas com apresentação marcada para o Seminário de Iniciação Científica do Museu Goeldi, que acontece a partir do dia 24 no Campus de Pesquisa, em Belém.

Outros estudos de análise morfológica são instrumentais para a identificação das espécies em campo e para registros de novas ocorrências locais, mais especificamente para o Estado do Pará.

Esse é o caso de duas frutas: o abiu, fruta de cujo nome científico é Sarcaulus brasiliensis e também de outra espécie frutífera deliciosa e já difícil de se encontrar nos mercados da cidade de Belém, o bacuri pari ou, como diz a Ciência: Garcinia macrophylla Mart..

Os autores dos estudos, Flávio Andrade da Silva e Thiago Oliveira trabalham sob a orientação de João Ubiratan Santos, Ely Simone Gurgel e Eniel David Cruz, da Coordenação de Botânica do Museu Goeldi.

Plantas aquáticas – As macrófitas, que habitam desde brejos até os terrenos debaixo d´água, são fundamentais para o funcionamento de ecossistemas e são fonte de alimento para grupos de peixes, de aves e de mamíferos. Estudo de Gleyce Santos, orientado por Alba Lins, da Coordenação de Botânica, estuda Sporobolus virginicus em áreas de restinga e manguezal na Costa do Pará.

Outras características gerais de macrófitas são as de prover o ambiente com nutrientes e com áreas de sombreamento para seres que sofrem com o excesso de raios solares. As macrófitas servem de habitat e abrigo para pequenos peixes e outros animais.

Serviço - XXI Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq, de 24 a 28 de junho de 2013, no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, sito Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme. Solenidade de abertura às 15h.

Texto: Jimena Felipe Beltrão