Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segundo dia de apresentações de trabalhos de Iniciação Científica
conteúdo

Agência de Notícias

Segundo dia de apresentações de trabalhos de Iniciação Científica

Ciências da Terra e Ecologia e Sistemática Ecologia Animal serão as sessões da terça-feira
publicado: 03/06/2014 11h00, última modificação: 29/08/2017 14h30

Agência Museu Goeldi – O segundo dia do XXII Seminário de Iniciação Científica – PIBIC/MPEG começa às 8h15 desta terça-feira (3) com a continuação da sessão de “Ciências da Terra e Ecologia”. São 20 pesquisas da área ao total.

Manhã - A primeira é da Bruna de Campos Antunes, orientada por Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo e Sue Anne Regina Ferreira da Costa, que estudou não apenas a ausência do ensino de Paleontologia nas escolas de ensino básico como também estratégias para mudar esse cenário. As pesquisadoras também orientaram o trabalho “Curadoria da Coleção de Minerais e Rochas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)”, de Christiane Sofhia Godinho Santos,

Já Dayara Aires de Souza, orientada por Maria Inês Feijó Ramos, estudou a descrição, identificação e classificação dos ostracodas (artrópodes crustáceos diminutos) da Formação Solimões, no Município de Atalaia do Norte, Amazonas. Doriene Monteiro Trindade, orientada por Heloísa Maria Moraes Santos e Sue Anne, apresentará sua análise do microambiente com fósseis da preguiça gigante disponível no acervo de Palentologia do MPEG.

Logo após, vem o trabalho sobre a estrutura e composição química das plantas do mangue, conhecidas popularmente como sereíba, mangue-branco e mangue-vermelho, na comunidade de Canarã, município de Salinópolis (Costa Paraense), feito pelo aluno Caio Lima Braga da Silva e orientado por Rosecélia Moreira Castro.

A caracterização da fertilidade de solos de terra preta nova no município de Tailândia (PA) ficou por conta de Daynara Costa Vieira, orientada por Dirse Clara Kern. A dinâmica socioambiental e o uso da terra de Arauaí, Mamorana e Ubá, localizadas no município de Moju foi o objeto de pesquisa Ewelyn Regina Rocha Silva, orientada por Arlete Silva de Almeida.

Até o mercado de Ver-o-Peso de Belém está na programação, com a análise da qualidade dos peixes e frutos do mar comercializados no local, feita pelo Gabriel Holanda Pereira de Medeiros, orientando de Cristine Bastos do Amarante. A cebolinha comum tem destaque especial na análise de seus componentes químicos vegetais feita pela aluna de Agronomia Gabriela Pereira da Costa e orientada por Raimundo Junior da Rocha Batista.

Para finalizar a manhã, serão apresentados os trabalhos de Ingledir Suely Silva BarraKelly Regina da Silva Pantoja e Layla Jamylle Costa Schneider, orientadas por Dirse Kern, Cristine Amarante e Heloísa Moraes e Sue Anne, respectivamente. Elas vão expor sobre a manufatura de artefatos cerâmicos em sítios arqueológicos da região de Salobo (sudeste paraense), as análises de metais pesados em amostras de sedimentos provenientes de manguezal da Ilha da Itarana (PA) e a catalogação de concreções contendo peixes em amostras de calcário da Mina B-17, Formação Pirabas (PA).

Tarde – O Seminário segue com mais três trabalhos dessa sessão: Leandro Cordovil dos Santos identificou metabólitos secundários presentes na folha seca rasurada da uva-do-mato, Madson Maciel da Costa avaliou o processo de compostagem dos resíduos sólidos orgânicos produzidos no Campus de Pesquisa do Museu e Thiago Pereira de Souza fez um estudo mineralógico, geoquímico e granulométrico dos sedimentos de fundo do Rio Araguari. As orientações são de, respectivamente, Cristine Amarante, Idemê Gomes Amaral e José Francisco Berrêdo Reis da Silva.

A sessão “Ciências da Terra e Ecologia” encerra com os painéis: “Fracionamento do extrato vegetal da espécie Micônica sp.”, de Francisca Mayara Oliveira Anastácio; “Elaboração e gestão dos resíduos sólidos no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi”, de Vicente Marcelo Queiroz de Freitas; “Percepção ambiental sobre resíduos sólidos em uma escola da rede pública, Quatipuru-PA”, da Juliany Tainá Marques Frazão; “Manufatura de artefatos cerâmicos no sítio arqueológico de Jacarequara, Ilha de Trambioca (município de Barcarena) - um estudo arqueométrico”, do Clauber Jacynto da Silva; “Distribuição da matéria orgânica, Nitrogênio e Fósforo em sedimentos de manguezal no município de Salinópolis, Pará”, do Giovani Ursulina dos Reis.

Em seguida, inicia a sessão “Sistemática e ecologia animal”, coordenada por Wolmar Wosiacki (MPEG) e avaliada por Oscar Akio Shibatta, da Universidade Estadual de Londrina. Serão sete trabalhos: Aline Alves Souza da Silva, orientada por Alexandre Bragio Bonaldo, fez catálogo ilustrado de espécies de aranhas da superfamília Lycosoideada região de Juruti (PA); Ariel Dennis Santos Silva fez glossário paraense de nomes comuns dos insetos e outros artrópodes, orientado por William Leslie OveralBeatriz da Costa Lima Nascimento, sob orientação de Ronaldo Barthem, estudou a biologia reprodutiva do bagre na Amazônia oriental; Camila Lorena Damasceno Queiroz, orientada por Maria Lúcia Jardim Macambira e José Nazareno Araujo dos Santos Júnior, organizou, identificou, informatizou e analisou a distribuição geográfica das espécies do gênero Pachodynerus presentes na coleção Entomológica do MPEG.

Além disso, a diversidade das borboletas em Soure (Ilha do Marajó, Pará) foi estudada por Carlos Augusto Santana de Freitas, também orientando de William Overal; Carlynne China Simões, orientada por Alexandre Aleixo, fez revisão da descrição, identificação e classificação do pássaro bico-chato, com base na forma dele e sua relação com o tamanho e as características das penas; e César Augusto Chaves Favacho estudou o comportamento e desenvolvimento de Mantodea, sob orientação de Inocêncio de Souza Gorayeb.

Veja a programação completa dos próximos dias aqui.

Serviço – XXII Seminário de Iniciação Científica – PIBIC

De 2 a 6 de junho de 2014-05-27

Local: Auditório Paulo Cavalcante - Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio, Av. Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém, Pará.

Evento aberto ao público com entrada franca.

 

Texto: Alice Martins Morais