Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seleção aberta para bolsas FAPESPA direcionadas ao PPGBOT e PPGBE

Seleção aberta para bolsas FAPESPA direcionadas ao PPGBOT e PPGBE

São 14 bolsas para alunos matriculados no mestrado e doutorado em Botânica Tropical e mestrado em Biodiversidade  e Evolução. Interessados devem submeter suas propostas até o dia 28 de junho de 2021.
publicado: 24/06/2021 21h28, última modificação: 24/06/2021 21h28

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) torna público o edital para a obtenção de bolsas de Mestrado e Doutorado, a serem custeadas pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA/Governo do Pará). As bolsas são destinadas aos estudantes já matriculados tanto nos programas de pós-graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE), como em Botânica Tropical (PPGBOT), parceria do Museu Goeldi e Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. As inscrições encerram dia 28 de junho.

Ao todo, serão 14 bolsas, sendo 8 de mestrado direcionadas ao PPGBE, 4 de mestrado e 2 de doutorado ao PPGBOT. As bolsas ofertadas ao Museu Goeldi são oriundas do projeto “Formação de Recursos Humanos para o desenvolvimento da ciência na Amazônia”, apoiado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), por intermédio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).

As bolsas de doutorado terão valor mensal de R$ 2.200,00 reais e duração de até 36 meses, já as bolsas de mestrado terão valor mensal de R$ 1.500,00 reais, com duração de até 24 meses.

A inscrição será feita somente pelo e-mail bolsasfapespa@museu-goeldi.br. Os interessados devem enviar todos os documentos exigidos pelo edital. Entre os documentos solicitados estão inclusos, por exemplo, o comprovante de matrícula no programa de pós-graduação para o qual a bolsa é pleiteada; declaração da coordenação do programa informando o ano de ingresso, classificação e nota obtida no exame de seleção e o histórico escolar das disciplinas cursadas.

Critérios – Para concorrer à bolsa, o aluno deve estar regularmente matriculado em um dos programas integrantes da chamada; possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq na data da submissão da proposta; dedicar-se integralmente às atividades do programa de pós-graduação; não acumular a bolsa com quaisquer outras bolsas ou fontes de renda; os selecionados devem incluir expressamente o apoio recebido da FAPESPA no trabalho de conclusão e quaisquer publicações decorrentes dele e não ter parentesco, sanguíneo ou por afinidade, com membros da comissão de seleção ou servidores ou colaboradores em cargos de chefia no MPEG e na FAPESPA.

Os candidatos serão selecionados por uma Comissão composta pelos coordenadores do PPGBE e do PPGBOT, ou de representantes formalmente indicados por eles. Os critérios da seleção são: tempo de ingresso priorizando os alunos mais recentes, pois poderão se beneficiar da bolsa por mais tempo, a classificação será baseada na nota obtida no exame de seleção da vaga de mestrado ou doutorado; havendo empate, deverão ser consideradas as médias do aluno com base no histórico escolar apresentado; como solução em caso de empate persistente após a adoção dos itens anteriores, o interessado mais velho será selecionado a receber a bolsa.

O resultado final do processo seletivo será divulgado na página do Museu Goeldi e dos Programas de Pós-Graduação no dia 05 de julho de 2021.

Serviço – Chamada Interna Nº 01/2021 – Bolsas de Mestrado e doutorado concedidas pela FAPESPA ao MPEG

Inscrições: até o dia 28 de junho.

Resultado final: 05 de julho.

Para mais informações: bolsasfapespa@museu-goeldi.br

Edital Chamada Interna Nº 01/2021