Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana dos Povos Indígenas segue até domingo (19)

Semana dos Povos Indígenas segue até domingo (19)

Palestras, lançamento de livro e exposição serão algumas das atividades para os próximos dias
publicado: 16/04/2015 15h30, última modificação: 20/02/2018 11h36

Agência Museu Goeldi – A Semana dos Povos Indígenas do Museu Goeldi, que teve início no último dia 12, segue com sua programação até domingo (19), estimulando o diálogo entre o público do Parque Zoobotânico e representantes do povo Kayapó, que compartilham um pouco de sua cultura através da arte e debatem suas demandas políticas.

Nesta sexta-feira (17), duas palestras com a temática indígena serão abertas ao público, além do lançamento de um livro e do encerramento da oficina de confecção de máscaras, que começou no início desta semana.

Palestras e apresentaçaõ de livro - Ministrada pelo professor Wladirson Cardoso, doutor em Antropologia Social (PPGA/UFPA), a palestra “Povos indígenas do Brasil e na Amazônia: os usos e a proteção da floresta – aspectos legais, históricos e antropológicos”, terá início às 9h e abordará os novos olhares sobre a “questão indígena”, considerando os aspectos legais, históricos e antropológicos sobre os povos que habitam a Amazônia.

Às 10h30 será a vez da palestra “Direitos Socioambientais - o que é e por que a sociedade precisa entender!”, conduzida pela ecóloga Regina Oliveira, pesquisadora do Museu Goeldi.

Às 11h30 acontecerá a apresentação do livro “Instrumentos Musicais Indígenas: a arte e a Coleção Etnográfica Curt Nimuendaju do Museu Paraense Emílio Goeldi”, de autoria dos pesquisadores Maria das Graças Santana da Silva (Museu Goeldi) e Edir Lobato Duarte (Fundação Carlos Gomes). A obra, lançada em maio do ano passado, foi editada pela Imprensa Oficial do Estado, em parceria com a Fundação Carlos Gomes e o Museu Goeldi. Durante a apresentação, Maria das Graças Santana da Silva falará sobre o trabalho e a construção do livro, além de exibir os resultados da oficina “Qual o segredo da máscara?”, ministrada por ela, e que encerrará nesta sexta (17).

Encontro Kayapó - Ainda na manhã de sexta (17), o Parque Zoobotânico será palco de outro encontro. Duas escolas de educação infantil poderão conferir de perto a expressão artística do grupo indígena Kayapó durante visita ao local. O “Encontro Kayapó” proporciona interação entre estudantes e o os representantes da etnia através de narração de histórias com roda de conversa, pintura corporal e venda de artesanatos. Os indígenas permanecerão no Museu Goeldi até domingo (19).

Exposições - O público que visitar o Zoobotânico também poderá conhecer a exposição “Kayapó - Me à Yry Tekrejarôti-Re, Trabalhos Artesanais dos Mebêngôkrê-Kayapó da Aldeia Las Casas”, além da exposição “A Festa do Caium - Ka'apor  akaju  kawĩ   ta’yn  muherha”, que mostra as tradições da etnia Ka’apor. As mostras estão localizadas no Pavilhão Domingos Soares Ferreira Pena, a Rocinha.

Veja como foi a abertura da Semana dos Povos Indígenas: http://www.museu-goeldi.br/portal/content/arte-e-intera-o-na-semana-dos-povos-ind-genas

Texto: Brunella Velloso