Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza crianças, jovens e adultos

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza crianças, jovens e adultos

Programação diversificada para sensibilizar toda a população para a temática de Ciência & Tecnologia mobiliza o Museu Goeldi, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e vários pesquisadores com o intuito de aproximar a sociedade do conhecimento científico
publicado: 15/10/2013 10h00, última modificação: 18/07/2017 09h42
Exibir carrossel de imagens Crianças participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Crianças participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) preparou uma extensa programação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, começou no dia 15 e encerra em 21 de outubro. As atividades da Semana também estão programadas para acontecer durante a V Feira Estadual de CT&I, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI) entre os dias 17 e 19 no campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA) à Avenida Almirante Barroso.

Como parte da programação da V Feira Estadual de CT&I, o Museu Goeldi apresenta a exposição “Amazônia Desconhecida”, composta de painéis fotográficos que apresentam o trabalho desenvolvido pela instituição na região amazônica com o objetivo, por exemplo, de identificar novas espécies, além de chamar atenção para o desmatamento na região.Semana pretende despertar nas crianças o interessepela ciência

Um dos destaques desse trabalho de pesquisa é aquele realizado sobre o pau-cravo (Dicypellium caryophyllaceum), espécie considerada extinta, uma das drogas do sertão no período colonial da história do Brasil. Com sabor de cravo e aroma de canela, o pau-cravo foi redescoberto em 2008 por uma equipe do Museu Goeldi coordenada pelo pesquisador Rafael Salomão. O público poderá conferir a exposição no estande que será montado na UEPA.

Questões relacionadas à fauna e à flora da região amazônica serão apresentadas através da encenação de peça teatral comandada pelo personagem Macaco Ximbica. A peça integra o Programa Natureza, coordenado pelo educador Alcemir Aires, do Serviço de Educação e Extensão Cultural (SEC) do MPEG. A dinamização do programa será através de jogos e kits educativos produzidos pelo Museu Goeldi, além da Hora do Conto Amazônico, exibição de vídeos comentados e distribuição de brindes.

A feira busca sensibilizar a população, em especial crianças e jovens, quanto a temas e atividades de CT&I, valorizando a criatividade e a compreensão dos resultados de pesquisas no dia a dia. É destinada a estudantes e educadores dos níveis fundamental e médio, assim como universitários e todas as pessoas com interesse na temática.

Alimentação saudável – No Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, o visitante terá várias opções para interagir com a ciência, que vão desde gastronomia inteligente e gincana até a exposição de produtos regionais. Realizado há nove anos, o Festival de Gastronomia Inteligente começou nesta quinta-feira, dia 18, e vai até o dia 21 de outubro, domingo.

O objetivo do festival é apresentar aos visitantes os alimentos de alto valor nutritivo e de baixo custo e mostrar os resultados das pesquisas sobre alimentação saudável, o levantamento das dietas, as doenças decorrentes da má alimentação e como conservar os alimentos e reaproveitá-los, além de informar as calorias de cada um deles.

Palestras sobre alimentos regionais, terapia holística (utilização de métodos naturais no tratamento de doenças) e segurança alimentar, além da oficina “Alimentação Saudável”, fazem parte da programação. O Festival conta com o patrocínio da empresa Supergasbras e da Sescoop-PA.Uma alimentação saudável e de baixo custo é a proposta do Festival de Gastronomia

Expo-feira Arte Goeldi - No domingo, dia 21, o visitante do Parque também poderá conferir a Expo-feira Arte Goeldi, com artesanato regional, reciclagem de material botânico e outros produtos orgânicos e plantas ornamentais e medicinais. Além disso, haverá a degustação de iguarias e de frutos da estação, com paladar regionalizado e de alto valor nutritivo, oferecido por restaurantes e cantinas de produtos naturais.

Minha Família no Museu Goeldi – Interação entre as famílias de visitantes do Parque Zoobotânico, apresentações culturais, contato com a natureza e muita diversão é o que oferece a 1ª Gincana “Minha Família no Museu Goeldi”. Coordenada pelo Serviço de Educação e Extensão Cultural (SEC) do Museu Goeldi, a gincana faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e terá a segunda etapa realizada no dia 21 de outubro, quando haverá a tarefa presencial com apresentações culturais e lúdicas e gincana de conhecimento.

Serviço: A V Feira Estadual de CT&I ocorre até o dia 19 de outubro, das 9h às 19h, no campus da Uepa na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Perebebuí, ao lado do Bosque Rodrigues Alves. A entrada é gratuita. Mais informações pelo site www.semanact.pa.gov.br.

O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado à Av. Magalhães Barata, 376, São Brás, também abriga atividades dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Texto: Isis Cordovil
Edição: Lilian Bayma e Antonio Fausto