Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário BEE apresenta palestra sobre biodiversidade neotropical
conteúdo

Agência de Notícias

Seminário BEE apresenta palestra sobre biodiversidade neotropical

A doutora em Biologia, Sofia Marques, falará sobre a evolução e conservação de espécies nessa sexta-feira (13/03) no Museu Goeldi
publicado: 11/03/2015 11h15, última modificação: 19/02/2018 10h14

Agência Museu Goeldi – No mapa-múndi, a região neotropical corresponde à porção onde está a América Central, América do Sul e partes do México e dos Estados Unidos. Ecossistemas variados são englobados nessa definição, como as florestas amazônica e subpolar, o que faz da neotropical uma das áreas com mais espécies animais e vegetais no mundo. Uma abordagem sobre o surgimento dessa biodiversidade, suas formas de evolução e de conservação é o que propõe a palestra do Ciclo de seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE) dessa sexta-feira (13).

“À procura da alternativa perfeita: origem, evolução e conservação da biodiversidade neotropical” é o tema do evento que será apresentado pela bióloga Sofia Marques Silva. A palestrante é formada em Ciências Biológicas na Universidade do Porto, em Portugal, é especialista em Genética e tem doutorado em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente faz pós-doutorado na área no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), onde desenvolve pesquisa que relaciona fatores genéticos, etiológicos, ecológicos e ambientais sobre a região neotropical. 

A palestra do Ciclo de seminários BEE acontecerá ás 14h, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, no bairro da Terra Firme, em Belém. O evento é gratuito e aberto ao público.

BEE – Projeto construído pela parceria entre o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), o ciclo de Seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE) propõe o diálogo entre a comunidade científica. Por meio dele, estão em andamento discussões de projetos em fase inicial ou já consolidados nas duas instituições, encontros quinzenais para debater artigos, apresentações prévias de qualificação em congresso, entre outras atividades. As programações ocorrem durante todo o ano de 2015, sob a organização dos pesquisadores Marcelo Sturaro, Sofia Silva e Tibério Burlamaqui, vinculados ao MPEG. 

Os interessados em enviar sugestões de temáticas e palestrantes podem entrar em contato com os organizadores do Seminário através dos e-mails: Marcelo Sturato (marcelosturaro@gmail.com), Sofia M. Silva (sofiamarques1@gmail.com) ou Tibério Burlamaqui (tburla@gmail.com).

 

Serviço

Ciclo de seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE) 

Palestra: À procura da alternativa perfeita: origem, evolução e conservação da biodiversidade neotropical

Palestrante: Sofia Marques Silva (MPEG/UFPA)

Data: 13 de março de 2015

Horário: 14h

Local: Auditório da Coordenação de Botânica, no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, 1901).

 

 

 

Texto: João Cunha