Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário premia as melhores pesquisas de iniciação científica

Seminário premia as melhores pesquisas de iniciação científica

publicado: 16/07/2013 14h00, última modificação: 14/08/2017 10h50

Agência Museu Goeldi – A edição 2013 do Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) foi marcada por apresentações de jovens pesquisadores com estudos sobre Botânica, Zoologia, Comunicação e Extensão, Ciências da Terra e Ecologia e Ciências Humanas, áreas científicas de tradicional estudo por parte da instituição.

Alguns trabalhos foram bastante elogiados por sua abordagem de temas relevantes. O Dr. Ricardo Secco, coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Museu Goeldi, revelou que a cada ano o processo de seleção dos bolsistas Pibic fica cada vez mais rigoroso e essa seleção se reflete diretamente nos resultados apresentados ao público.

Experimentos de novas tecnologias de conectividade sem fio e de baixo custo para a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn); melhorias educacionais para comunidades ribeirinhas da região da Floresta Nacional de Caxiuanã; análise ambiental das condições acústicas do Parque Zoobotânico; estudos sobre ferrugem; e sobre os chás de ervas medicinais vendidos como antidiabéticos, são exemplos de trabalhos selecionados dentre as melhores pesquisas realizadas e que foram premiadas. O esforço e o empenho de cada participante e seus respectivos orientadores foram reconhecidos pela comissão examinadora, e julgadora, que elencaram três bolsistas de cada uma das áreas de conhecimento científico com trabalhos apresentados no evento.

Botânica e Zoologia – Na Botânica, os trabalhos premiados foram o estudo dos fungos da ferrugem e seus impactos em plantações da Região Metropolitana de Belém; a sistematização da Coleção Etnobotânica do Museu Goeldi; e a caracterização da planta Sporobolus virginicus, comum em restingas e brejos de águas salgadas a beira-mar. Outros três estudos foram destaque dentre as pesquisas em Zoologia: comportamento do louva-a-Deus da ordem mantodea; as vespas da espécie Ichneumonidae; e a variação morfológica externa de répteis da espécie Erythrolamprus cobella
Ciências da Terra e Ciências Humanas – Estudos sobre as atividades antioxidantes em chás de ervas medicinais vendidas como antidiabéticas no Mercado do Ver-O-Peso; a classificação e indexação no acervo de línguas indígenas do Museu Goeldi; e o processo de criação e estabelecimento de um Museu na Ilha de Marajó são outros trabalhos que se destacaram no 21° Seminário de Iniciação Científica do Museu Goeldi.

Comunicação e Extensão – Os trabalhos de Thamys da Conceição Coelho, “Análise de Nível de Ruído e Qualidade Ambiental da Paisagem Sonora de Quatro Parques Públicos de Belém” e de Felipe Melo da Costa, “Análise Quantitativa e Qualitativa das Condições Acústicas dos Ambientes Expositivos e Educativos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi” seguiram a mesma linha de pesquisa. Thamys Coelho, no entanto, direcionou sua pesquisa para quatro parques públicos de Belém - Bosque Rodrigues Alves, Praça da República e Praça Batista Campos e o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi -, e Felipe da Costa se aprofundou exclusivamente nos ambientes interno e externo do Parque Zoobotânico do Goeldi. O terceiro trabalho premiado foi a pesquisa realizada pela estudante do curso de bacharelado em Museologia Emilly Cristine Barbosa dos Santos, intitulada Memória, Percepção e Sociabilidade em um Museu de Belém: Estudo da Percepção e Interação do Público Familiar visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. onde identifica as representações do público familiar visitante sobre o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi para compreensão do significado deste local como lugar de memória da sociedade paraense.

Tecnologia e Informação – Estudos para o desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade sem fio e de baixo custo são um desafio para qualquer construção erguida em lugares longínquos. Jorge Rosivan Rodrigues Batista, autor do melhor trabalho do Serviço de Tecnologia da Informação, apresentou proposta sobre equipamentos de baixo custo e de qualidade, que podem ser usados na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã .

Hardy José Santos de Miranda, com seu “Estudo de Técnicas Avançadas de Renderização Tridimensional Aplicadas a Modelagem de Espécies da Fauna e Flora”, em que apresenta a combinação de vários conceitos de computação gráfica visando à criação de um ambiente virtual no Portal do Museu Goeldi, também foi premiado.

Texto: Ricardo de Sousa