Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Terceiro simpósio sobre pensamento de Bertha Becker
conteúdo

Agência de Notícias

Terceiro simpósio sobre pensamento de Bertha Becker

Ciclo de simpósios debate a construção de um novo modelo de desenvolvimento para Amazônia
publicado: 29/08/2013 14h35, última modificação: 14/06/2018 11h39

Agência Museu Goeldi – O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, sediado no Museu Paraense Emilio Goeldi – MPEG, realiza no dia 5 de setembro o terceiro simpósio “Relações entre Ciência e Políticas Públicas: Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia”. O objetivo do ciclo é analisar as propostas da geógrafa brasileira, falecida em junho de 2013, e discutir os desafios para a implementação de suas ideias e projetos para a região amazônica. O terceiro Simpósio conta com duas mesas de debates e o lançamento do último livro de Becker, “ A Urbe Amazônida”.

O Simpósio de setembro fecha a série programada pelo Museu Goeldi para discutir um novo modelo de desenvolvimento para Amazônia, baseado nas ideias da renomada pesquisadora. O primeiro Simpósio, em janeiro de 2013, aconteceu na sede do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, no Rio de Janeiro, contou com a participação da própria Bertha Becker e teve como objetivo analisar o impacto de suas propostas para um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia. O segundo evento ocorreu em maio de 2013, no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, em Brasília, e dialogou com a elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento amazônico.  A coordenação do evento é de Ima Célia Vieira, coordenadora do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia e parceira de trabalhos de Becker. O evento será transmitido pelo canal do Museu Goeldi no livestream através do link http://www.livestream.com/museugoeldi .

Bertha Becker -  A especialista em geopolítica realizou sua primeira visita a Amazônia no final dos anos 60 e desde então fez da região seu grande foco de pesquisa. Uma de suas principais preocupações foi organizar a base produtiva da Amazônia de forma que, no futuro, ela seja rentável em todas as suas linhas de produção. Na obra “Um Futuro para a Amazônia”, Becker resume seu desejo: “a transformação desse futuro possível em realidade dependerá do conhecimento científico-tecnológico e de inovações que repousarão em grande parte em vocês, jovens brasileiros, esperança da nação”. Leia mais sobre Bertha Becker.

Serviço: Simpósio “Relações entre Ciência e Políticas Públicas: Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia”. Dia 5 de setembro de 2013, às 9h, no Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém – PA).

 

Programação:

TEMA: Ciência para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia: A Revolução Beckeriana.

Sessão da Manhã

9:00 - 9:25 h – Abertura

Nilson Gabas Jr - diretor do Museu Goeldi

Ima Vieira - Pesquisadora do MPEG e coordenadora do III Simpósio

9:30 – 12:30 h – MESA 1 - Avanços e desafios dos Programas de C&T para a Amazônia: os casos do PPG7, PPbio, LBA e Geoma

Coordenador da Mesa: Peter Toledo (INPE)

Palestrantes:

Marlúcia Martins - Museu Goeldi

Tatiana Sá- Embrapa Amazônia Oriental

Diógenes Alves  (INPE)

Roberto Araújo  (INPE/MPEG)

Gilberto Rocha (NUMA/UFPa)

Sessão da Tarde

14:30 às 17:30 h – MESA 2 - Um caminho para o Desenvolvimento da Amazônia: Renovação do quadro institucional de C&T rumo à floresta em pé produtiva.

Coordenador da Mesa: Milton Kanashiro - Embrapa Amazônia Oriental.

Palestrantes:

Charles Clement (INPA)

Alfredo Homma (EMBRAPA) 

Helena Lastres (BNDES)

Raimunda Monteiro (UFOPA, ex Ideflor)

17:30 às 18:00 h – Encerramento: Lançamento do livro A URBE AMAZÔNIDA, de Bertha Becker.