Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Título de Honra ao Mérito

Título de Honra ao Mérito

publicado: 17/12/2013 10h45, última modificação: 22/08/2017 15h41

A arqueóloga do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Edithe Pereira, recebe no dia 19 de dezembro de 2013, o Título de Honra ao Mérito pelo projeto "Arte Rupestre de Monte Alegre - difusão e memória do patrimônio". O título, cuja entrega seria feita em agosto de 2013 e foi adiada para o mês de dezembro, será concedido pela Deputada Estadual Josefina Carmo, no Hangar, Centro de Conveções e Feiras da Amazônia, em Belém-PA.

Elaborado por Edithe Pereira, em parceria com a área de Comunicação e Extensão do Museu Paraense Emílio Goeldi, o projeto promoveu a divulgação do patrimônio arqueológico de Monte Alegre através de dois livros (um infantil e outro para um público em geral), exposições em Monte Alegre e Belém, uma série de 15 aquarelas, um vídeo-documentário de 15 minutos, 16 videos de bolso (com entrevistas e depoimentos), oficinas educativas com alunos e professores de Monte Alegre e Belém, a produção de artesanatos sobre o tema, a edição especial do jornal Destaque Amazônia (informativo bimestral do Museu Paraense Emílio Goeldi), a organização de ciclos de palestras e campanhas no Facebook e no Twitter. O hotsite do projeto disponibiliza gratuitamente na web as versões digitais de todo material produzido. Atualmente, a equipe do projeto elabora uma história em quadrinhos e um game sobre o assunto.

O projeto Arte rupestre de Monte Alegre – Difusão e memória do patrimônio arqueológico foi aprovado pela Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), em parceria com o Ministério da Cultura/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural - IPHAN, e teve o patrocínio exclusivo da Petrobrás.

Uma trajetória - A arqueóloga Edithe Pereira subiu as serras de Monte Alegre pela primeira vez em 1989. Seu esforço, desde então, tem sido revelar em detalhes para o mundo as milenares representações artísticas encontradas nas superfícies rochosas do município paraense, trazendo para o centro das discussões científicas um cenário muito singular no contexto amazônico.

Politicamente posicionada, e vinculada a uma instituição com tradição secular no estudo e na defesa do patrimônio histórico, cultural e natural da Amazônia, Pereira articulou um circuito completo que envolve: produção acadêmica, formação de recursos humanos, aplicação do conhecimento, impacto em políticas públicas, ampla divulgação científica, interação com o universo escolar e produtores artesanais, inclusão social e estímulo para geração de renda e economia criativa.

As exposições multimídia, concebidas sob os princípios da acessibilidade e da interatividade, apresentam a soma da visão da cientista sobre o patrimônio arqueológico de Monte Alegre com as do poeta Juraci Siqueira, do aquarelista Mario Baratta, do cineasta Fernando Segtowick, dos criadores da Arte Artesanal, Da Tribu, Arte Papa Xibé eYemara Acessórios, além dos museólogos e comunicadores do Museu Goeldi.

Serviço

Título de Honra ao Mérito que será concedido a Edithe Pereira, arqueóloga do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), acontece no dia 19 de dezembro de 2013, às 16 horas, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, localizado à Av. Dr. Freitas, s/n, em Belém, Pará.

Texto: Paola Caracciolo