Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Treinamento para monitores

Treinamento para monitores

Jovens estudantes ganharam treinamento para receber, com qualidade, o público que procura o Museu Goeldi
publicado: 15/02/2013 15h15, última modificação: 13/08/2017 07h41

Agência Museu Goeldi – Para realizar, com qualidade, o atendimento de grupos escolares e do público visitante, uma média de 10 estudantes do ensino superior e médio participaram, de 2 a 7 de fevereiro de 2013, de oficinas de capacitação promovida pelo Serviço de Educação (SEC) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

De acordo com a educadora Ana Cláudia Silva, o treinamento, que acontece todo ano, permite a interação entre os estagiários dos diferentes serviços que fazem atendimento ao público visitante. Assim, é possível um maior aprendizado por parte dos jovens que tendem a expandir seus conhecimentos para além de suas áreas de atuação, colaborando, quando possível, uns com os outros.

A importância da instituição, as áreas de pesquisa e os serviços disponibilizados foram alguns dos assuntos abordados para qualificar os jovens responsáveis em atender diretamente o público que procura o Parque Zoobotânico (PZB) do Museu Goeldi, seja como lazer ou educação.

Intermediar o conhecimento sobre aquilo que está presente no Museu é tarefa dos monitores, que através da informação tem sempre como intuito contribuir com a preservação do meio ambiente.

Temas- As oficinas de capacitação foram ministradas durante as manhãs e os assuntos que foram apresentados aos estagiários e bolsistas compreendiam: Os Museus como forma de conhecimento, de memórias e de histórias, ministrado por Ana Cláudia Silva e Helena Quadros, educadoras do Núcleo de Visitas Orientadas (NUVOP); no módulo Educação ambiental e interpretação no PZB do Museu Goeldi; Filomena Secco expôs o trabalho da Coleção Didática e Lúcia Santana,  da Coordenação de Museologia, mostrou A importância da Educação em Museus.

Para Lúcia, o Museu é um grande laboratório, um centro de referência que agrega valor à formação do profissional, possibilitando ao jovem potencializar seu conhecimento em relação a um patrimônio histórico.“O treinamento dos estagiários e bolsistas os prepara não só para o trabalho dentro da instituição, mas garante a sustentabilidade de uma formação social, que é o conhecimento. Sem esquecer que ao instruirmos estes jovens estamos colaborando com um trabalho que irá beneficiar a sociedade”, diz Lúcia Santana.

A educadora Hilma Guedes ressaltou o que é monitoria e o papel do monitor em um Museu de Ciências. Após a teoria, veio à prática, onde a capacitação seguiu para as visitas, nas quais os estagiários conheceram o funcionamento da Coleção Didática, da Biblioteca, do PZB e suas exposições. O Prédio Domingos Soares Ferreira Penna (Rocinha), o Centro de Exposição Eduardo Galvão e o Aquário do MPEG também foram visitados.

Avaliação- O treinamento encerrou-se com o conhecimento dos roteiros temáticos do PZB e uma avaliação feita pelos próprios estagiários e bolsistas, que tiveram de destacar, após o aprendizado, qual o papel de um monitor e como poderiam contribuir a partir das atividades por eles realizadas.

Para Natália Silva, estudante de biologia, interagir com o público, podendo auxiliá-lo com o conhecimento adquirido na instituição, possibilitando que as visitas ao Parque sejam mais atrativas e enriquecedoras é a grande conquista dessa experiência. “Quero passar ao público a importância da fauna, da flora, do meio ambiente e principalmente, a necessidade da preservação”, revela a estagiária.

“O treinamento recebido serviu para aprendermos que o Museu Goeldi não é ligado apenas a  animais, mas há um universo a ser descoberto que a gente vê através das pesquisas que são realizadas. Dividir com a sociedade esse conhecimento é muito importante”, conta Victor Hugo, também estudante de biologia e estagiário.

Quando questionado qual o maior aprendizado adquirido enquanto estagiário do Museu, Victor reconhece a importância da educação ambiental para a sociedade. Segundo o estudante, o treinamento recebido colaborou na conquista de confiança ao falar, pois o contato com público exige que se tenha domínio de conteúdo.

Em relação a isso, Lúcia Santana complementa: “O público de certa forma é avaliativo e uma formação intensiva dos mediadores favorece uma melhor relação com ele”.

Parcerias – O Serviço de Educação (SEC) atua em parcerias com instituições públicas de ensino fundamental e médio, como os Colégios Ulisses Guimarães, Vilhena Alves, Brigadeiro Fontenelle, entre outras, nas quais os professores selecionam aqueles alunos que se destacam em suas turmas, mostrando interesse pelos estudos, gosto pela leitura, além, é claro, de possuírem boas notas. Selecionados, os  alunos são indicados ao Museu Goeldi e passam por uma avaliação. Os que apresentarem o perfil de um bom comunicador além de demonstrar o interesse pelo trabalho a ser realizado passam a integrar o grupo de estagiários.

Projetos de instituições de ensino superior, como o Vivências, da Universidade da Amazônia  e a Escola Bosque também selecionam jovens que podem vir a estagiar no Museu Goeldi.

Além das visitas orientadas, os jovens também participam das atividades e programações pertinentes ao PZB, como ocorrem na Semana dos Povos Indígenas,  Dia da Árvore, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Semana da Criança, entre outras.

Texto: Júlio Matos