Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Turma de 2015 do Clube do Pesquisador Mirim apresenta resultados no dia 22 de maio

As seis turmas apresentarão resultados e produtos neste domingo. As inscrições para 2016 vão até o dia 25 deste mês.
publicado: 20/05/2016 10h15, última modificação: 21/02/2018 16h40

Agência Museu Goeldi - As turmas de 2015 do Clube do Pesquisador Mirim encerram suas atividades neste mês de maio, com a culminância das pesquisas realizadas. A apresentação dos resultados e entrega de diplomas aos participantes acontece neste domingo, dia 22, no Auditório Alexandre Ferreira Penna no Parque Zoobotânico. O Clube é uma ação educativa do Serviço de Educação e Extensão (SEC) do Museu Goeldi. Ele tem suas raízes no antigo Clube de Ciências e Cultura, inaugurado em 1988, mas toma o formato atual a partir de 1997.

dia 20 - pesquisador mirim1Culminância de 2015 - O edital de 2015 ofertou 5 turmas. Contudo, devido a grande demanda pelo tema “Peixes da Amazônia”, outra turma foi aberta. Cada turma teve um ano realizando as pesquisa através de pesquisa de campo, bibliográfica, contato com pesquisadores, realização de experimentos, dinâmicas e visitas técnicas a outras instituições. Os temas desenvolvidos foram: “Conhecendo o Museu”, “Peixes da Amazônia, “Resíduos Sólidos Urbanos”, “Bancando o Arqueólogo” e “Relações Ecológicas”. Os produtos finais das pesquisas serão apresentados nos mais diversos formato, como jogos, cartilhas, catálogos e kits educativos.

O educador do SEC, Luiz Videira, explica que o interessante do Clube do Pesquisador Mirim é que a criança vai em busca do conhecimento fora do formato escolar tradicional: “O instrutor não é quem detém o conhecimento sobre aquele assunto, ele detém as metodologias que possibilitam ir em busca disso. Outra coisa é que você participa se você quer. O que nós temos que oferecer é a informação de forma prazerosa”.

dia 20 - pesquisador mirim2Construção do conhecimento - Desde a sua instauração, o Clube sofreu algumas modificações. Inicialmente não existia a seleção de participantes. Os 20 primeiros inscritos preenchiam as vagas. “Nós fomos percebendo que, muitas vezes, era o pai que queria, ele dizia ‘ah, mas o meu filho gosta muito de animais’. Ele gosta de animais, mas ele não quer ter aquele compromisso de estudar o animal, de trabalhar em grupo”, conta Luiz. O Clube também não possuía uniforme e não tinha a obrigação produzir o material didático que produz hoje. A história do Clube do Pesquisador Mirim já alcança várias gerações. “Já tiveram pesquisadores que a mãe foi aluna do Clube”, Luiz diz e continua: “Nós temos mais de 40 doutores, professores que nos encontram e dizem que dão aula em tal cursinho, em tal colégio”.

Turmas de 2016 - As inscrições para as turmas de 2016 do Clube do Pesquisador Mirim podem ser feitas no Serviço de Educação e Extensão (SEC), localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, até dia 25 de maio. O resultado será divulgado a partir do dia 06 de junho de 2016 por meio de cartazes afixados na Portaria da Travessa 9 de janeiro e no Portal do Museu Goeldi (www.museu-goeldi.br). As etapas de avaliação, que incluem uma entrevista oral e atividades em grupos de trabalho, serão realizadas no Auditório e na Biblioteca Clara Galvão do Museu Goeldi, localizados no Parque Zoobotânico, Av. Magalhães Barata, 376, com entrada pela portaria da Travessa 9 de janeiro.

Texto: Juliana Araujo