Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Um cavaleiro da Rainha na Amazônia
conteúdo

Agência de Notícias

Um cavaleiro da Rainha na Amazônia

Botânico especialista em Amazônia, Sir Ghillean T. Prance chega a Belém para as comemorações dos 20 anos da base de pesquisas do Museu Goeldi na Floresta Nacional de Caxiuanã
publicado: 23/09/2013 14h00, última modificação: 15/08/2017 09h31

Agência Museu Goeldi - Destacado botânico e ecólogo inglês, Sir Ghillean T. Prance, diretor, até 1999, do Jardim Botânico Real em Kew, Londres, chega a Belém para participar das comemorações dos 20 anos da Estação Científica “Ferreira Penna”, do Museu Paraense Emílio Goeldi no início de outubro. Sir Ghillean T. Prance, juntamente com o então e já falecido Diretor do Museu Goeldi, Guilherme de La Penha, negociou o investimento britânico para que se estabelecesse na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará, uma base de pesquisas dedicada à biodiversidade amazônica.

Ele participa do Seminário “Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido: experiências e oportunidades”, que acontece no Museu Goeldi e na Estação Científica “Ferreira Penna” entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro.

Sir Ghillean T. Prance é especialista em botânica amazônica e responsável pela descrição da ecologia de polinização da vitória régia (Victoria amazonica) e pela análise de aspectos econômicos e da conservação da Castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa), contribuições das mais reconhecidas no meio botânico.

Antes de dirigir Kew, Sir Ghillean T. Prance, trabalhou por 25 anos no Jardim Botânico de Nova York, EUA. Já em Kew, concentrou esforços em atender as necessidades globais e, para tanto, apoiou pesquisa e ações de conservação para o uso sustentável das plantas. 

Chefiou várias expedições botânicas à Amazônia Brasileira e tem inúmeras espécies nomeadas em sua homenagem (prancei), entre elas: Lecythis pranceiMacrosamanea prancei e Couratari prancei. As homenagens a Sir Ghillean T. Prance se estendem pelo meio acadêmico. A mais nova é a que presta o botânico do Museu Goeldi, Dr. Pedro L. B. Lisboa, organizador da coleção quatro volumes sobre Caxiuanã, na mais recente ediçãoCaxiuanã, Paraíso ainda Preservado, ao registrar a importância de Sir Ghillean T. Prance “por toda a sua contribuição à botânica tropical e, em especial, por sua contribuição à existência da Estação Científica do Museu Goeldi”.

Já aposentado, Sir Ghillean T. Prance continua suas atividades no Projeto Eden, localizado na região da Cornualha, na Inglaterra, que, em biomas artificiais, dispõe de exemplares de plantas coletadas no mundo inteiro. Sir Ghillean T. Prance preside a A Rocha, associação de natureza ambientalista que congrega indivíduos de denominação cristã em torno de ações científicas.  

A última vez que esteve em Belém foi em 2011 para divulgar o Projeto Eden em palestra realizada no próprio Museu Goeldi.

Texto: Jimena Felipe Beltrão.

Galeria de Imagens: