Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Um debate sobre a restauração de florestas tropicais
conteúdo

Agência de Notícias

Um debate sobre a restauração de florestas tropicais

Museu Goeldi recebe especialista referência em estudos sobre restauração florestal na região neotropical. Dra. Karen Holl, da Universidade da Califórnia, fará palestra sobre o tema nesta quinta-feira (10).
publicado: 08/09/2015 17h00, última modificação: 14/06/2018 11h10

Agência Museu Goeldi - A Região Amazônica possui um dos ecossistemas florestais mais extensos e diversos do mundo, que estão sob forte pressão devido aos impactos da ocupação humana. Discutir algumas das melhores práticas para restauração florestal com base em anos de pesquisa em diferentes florestas da América Latina e do Norte é o objetivo da visita da Professora Dra. Karen Holl, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz. No próximo dia 10 de setembro, no Auditório do Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, ela irá proferir a palestra “Research Directions in Neotropical Forest Restoration”.

A palestra é promovida pelo Museu Goeldi, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, parceria que envolve o MPEG, a Universidade Federal do Pará e a Embrapa Amazônia Oriental. A entrada é livre e gratuita.

A palestra - Para que os esforços de restauração de florestas tropicais obtenham sucesso, não apenas na Amazônia, mas em outras partes do mundo, é preciso desenhar projetos que incorporem os resultados de pesquisas científicas e incrementar novos esforços de investigação.

Nesta palestra, Karen Holl irá apresentar sua própria pesquisa e outros trabalhos desenvolvidos na região neotropical para ilustrar as principais conclusões que pode tirar das análises desses processos de restauração florestal. Por mais de duas décadas a Dra. Holl tem estudado estratégias e fatores envolvidos na restauração de florestas tropicais em áreas previamente ocupadas por atividades de agricultura.

Karen Holl- É vice-diretora do Centro de Pesquisa Tropical em Ecologia, Agricultura e Desenvolvimento, professora na área de ecologia florestal e ciências ambientais e responsável por projetos de restauração de florestas tropicais com mais de dez anos de monitoramento, além de ter publicado mais de uma centena de artigos na área de ecologia da restauração. Holl mantem contato constante com cientistas sociais, agricultores e organizações governamentais e privadas, com o objetivo de garantir que os resultados de suas pesquisas se convertam em estratégias de restauração. Ela conduz trabalho de campo principalmente na Costa Rica, mas já orientou estudantes no México, Panamá, Brasil e outros países da América Latina.

 

Serviço

SEMINÁRIOS INTEGRADOS INCT/PPGCA

Palestra “Research Directions in Neotropical Forest Restoration”* com a Dra. Karen Holl, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz

Dia 10 de setembro de 2015, às 15h

Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Museu Emilio Goeldi (Av. Perimentral, 1901, Terra Firme, Belém-PA)

Público: Comunidade acadêmica e demais interessados

Entrada gratuita

* A palestra será proferida em inglês, com tradução.

Promoção: Museu Paraense Emìlio Goeldi, INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia e Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais - PPGCA

 

Texto: Uriel Pinho