Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Uma nova espécie de mosca é descoberta na Feira do Ver-O-Peso

Uma nova espécie de mosca é descoberta na Feira do Ver-O-Peso

publicado: 29/06/2015 17h45, última modificação: 23/02/2018 10h37

Agência Museu Goeldi – O XXIII Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Museu Goeldi começou hoje (29/06) trazendo novidades. Uma pesquisa que buscou coletar e identificar no Mercado do Ver-o-Peso, em Belém (PA), os dípteros caliptrados, as populares e “onipresentes” moscas, levou à descoberta de uma nova espécie naquela que é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O estudo é de autoria da bolsista Jéssica Soares e de seus orientadores, Inocêncio Gorayeb Fernando Carvalho.

O mercado do Ver-o-Peso – É um complexo de feiras que têm relações fortes com a Região Metropolitana de Belém e muitas outras cidades e vilas da Amazônia. Um considerável número de matéria orgânica circula diariamente pelo local, o que torna propícia a proliferação de moscas. Esses animais são importantes por transportarem agentes de doenças e por auxiliarem no processo de trituração e decomposição de matéria orgânica.

A bolsista de iniciação científica Jéssica Soares, estudante de Ciências Biológicas da Universidade da Amazônia - Unama, observa que “O Ver-o-Peso tem um papel importante nas relações do homem urbano com a biodiversidade”. Ela destaca ainda que há carência de estudos sobre as moscas em feiras metropolitanas de Belém, pois os ambientes urbanos, bem como a fauna do ecossistema estuarino amazônico, foram negligenciados em virtude da prioridade de pesquisas nas florestas de terra firme.

A pesquisa – As três campanhas desenvolvidas no Ver-o-Peso durante os meses de dezembro de 2014, janeiro e abril de 2015, resultaram na coleta de 258 moscas de quatro famílias visitantes de materiais orgânicos e lixo da feira. O trabalho de pesquisa proporcionou novas descobertas para a ciência, já que foi detectada uma nova espécie do gênero Peckia sp. n. (mosca da família Sarcophagidae). A nova espécie tem, provavelmente, uma distribuição restrita às florestas de várzea do estuário amazônico.

Outra surpresa interessante do estudo na Feira do Ver-O-Peso foi o registro de uma espécie de mosca até então restrita à região sul e sudeste do país, a Oxysarcodexia fluminensis (também da família Sarcophagidae). “Este registro constitui-se numa nova ocorrência para a Amazônia, tendo a distribuição geográfica dessa espécie sido muito ampliada”, aponta Jéssica.

Os pesquisadores envolvidos no estudo, Inocêncio Gorayeb e Fernando Carvalho, animados com o resultado promissor das novas descobertas, pretendem incentivar investigações semelhantes em feiras de outras regiões da Amazônia.

Seminário PIBIC - O evento é realizado anualmente e conta com a participação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Museu Goeldi, que farão exposições de seus estudos através comunicações orais e painéis. A primeira sessão temática, que inicia hoje (29) e prossegue até amanhã (30), focaliza os estudos de Sistemática e Ecologia Animal. Serão apresentados 33 trabalhos nessa linha de pesquisa.

A programação do Seminário teve como palestra de abertura a “Pesquisa-Ação como Ciência Solidária: Alternativas para o Desenvolvimento da Amazônia”, ministrada pelo professor Carlos Alberto Cioce Sampaio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

O programa PIBIC é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico – CNPq, com o objetivo de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.

Texto: Lorena do Couto

XXIII Seminário PIBIC: “A metodologia participativa como estratégia para desenvolvimento e conservação da Amazônia”.

Período: de 29 de junho a 3 de julho

Local: Auditório Dr. Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emilio Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém-PA)