Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Uma semana para visitar e valorizar os museus brasileiros

Uma semana para visitar e valorizar os museus brasileiros

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) marca a chegada da mais florida estação do ano com a atividade Primavera dos Museus, que envolve mais de 300 instituições e centros culturais do Brasil. No Museu Goeldi, a programação será no Parque Zoobotânico, entre os dias 24 e 29 de setembro, integrando mesa redonda, oficinas, trilha e mostra expositiva. As inscrições já estão abertas para os interessados.
publicado: 18/09/2019 15h00, última modificação: 18/09/2019 15h51

Agência Museu Goeldi – “Museus por dentro, por dentro dos museus” é o tema da 13ª edição da Primavera dos Museus, temporada cultural realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o objetivo de envolver os públicos das instituições museais na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. Na próxima semana, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) convida o público para participar desse momento de grande celebração, com uma programação especial no Parque Zoobotânico da instituição.

Programação – O curso “A importância do Museu Goeldi nos diversos níveis de ensino” ancora a programação do Emílio Goeldi na Primavera dos Museus e dá início ao evento realizando na tarde de terça-feira (24) uma mesa redonda sobre as ações educativas da instituição. Nos dois dias seguintes (25 e 26), serão ofertados aos participantes quatro opções de oficina com diferentes temas: a relação entre as plantas do Parque Zoobotânico e as culturas tradicionais, a flora amazônica, fotografia da natureza e modelagem ecológica e conservação. Para participar das atividades é necessário fazer a inscrição no site.

A mostra “Animais Fantásticos: o universo dos artrópodes” também integra a programação. Realizada pelo Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia (GEEA), com o apoio do Museu Goeldi, a exposição apresenta a diversidade e algumas curiosidades sobre esse grupo biológico. Os visitantes poderão conferir a mostra no sábado (28), de 9h às 12h, no Castelinho. Entre os exemplares que fazem parte da exposição, estão espécies de aracnídeos, crustáceos, insetos e miriápodes.

Encerrando a programação da 13ª Primavera dos Museus, o Serviço de Educação do Museu Goeldi provoca os sentidos dos visitantes com a realização da divertida Trilha dos Sentidos. No domingo (29), a partir das 9h, os participantes irão explorar na visita guiada outros sentidos além da visão.

Primavera dos Museus – Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, a 13ª Primavera de Museus envolve mais de 300 instituições museais e centros culturais brasileiros. A cada ano, o Ibram lança um tema para estimular o debate acerca do assunto e inspirar as instituições participantes na programação de seus eventos. Esta edição se propõe a fortalecer a relação públicos/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.

O tema permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

13ª Primavera dos Museus | Museus por dentro, por dentro dos museus

Curso: A importância do Museu Goeldi nos diversos níveis de ensino

24 de setembro (terça-feira) | 14h às 16h30

Mesa redonda:

O Museu por dentro da Amazônia – Dra. Sue Costa;

- Educação dentro do Museu Goeldi – Dra. Helena Quadros;

As ações educativas em Caxiuanã – Dra. Ana Cláudia Silva.

Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira | Parque Zoobotânico.

(80 vagas)

25 e 26 de setembro (quarta e quinta-feira) | 14h às 16h30

Oficina 1: A flora do Parque Zoobotânico: por dentro dos conhecimentos das culturas tradicionais.

Facilitadoras: Dra. Ana Cláudia Silva e Tainah Coutinho.

Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira | Parque Zoobotânico.

(20 vagas)

Oficina 2: Entendendo a modelagem ecológica na conservação.

Facilitadora: MSc. Raíssa Tancredi.

Local: Biblioteca Clara Galvão | Parque Zoobotânico.

(20 vagas)

Oficina 3Fotografia da natureza.

Facilitadores: Talissa Lobato e César Favacho.

Local: Sala de Atendimento da Coleção Didática | Parque Zoobotânico.

(20 vagas)

Oficina 4: A flora amazônica do Parque Zoobotânico.

Facilitador: Dr. Pedro Viana.

Local: Parque Zoobotânico.

(20 vagas)

Para fazer a inscrição nas atividades acima, acesse o site.

Ações educativas:

28 de setembro (sábado) | 9h às 12h

Mostra “Animais fantásticos: o universo dos artrópodes” – Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia

Local: Castelinho | Parque Zoobotânico.

29 de setembro (domingo) | 9h às 12h

Trilha dos sentidos – Serviço de Educação do Museu Goeldi

Público-alvo: visitantes do Parque Zoobotânico e escolas agendadas.

Para essa atividade, não é necessário realizar inscrição prévia.

Local: Parque Zoobotânico.