Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Uma visita diferente ao Parque do Museu Goeldi

Uma visita diferente ao Parque do Museu Goeldi

publicado: 28/01/2014 10h45, última modificação: 22/08/2017 15h50

Agência Museu Goeldi – Com o objetivo de sensibilizar os visitantes a respeito da importância dos animais para o meio ambiente e sua relação com o homem, a oficina “A Importância dos Animais no Ambiente” acontece nesta sexta – feira (31) com a apresentação e desmistificação de algumas espécies previamente selecionadas. Serão utilizados jogos e kits educativos, animais vivos e taxidermizados, com dinâmicas e uma disputa entre dois grupos.

A atividade faz parte do projeto “O Museu na comunidade”, uma parceria do Museu Goeldi/ Serviço de Educação (SEC) e o Instituto TIM.. A atividade acontece no período da manhã, na Sala de Arte e Ciência do Serviço de Educação do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, com participação de Cezar Ferreira, Biólogo e bolsista do Museu Goeldi. As ações educativas do projeto reúnem crianças, jovens e adultos através de programações educativas que, além de mesclarem pintura, teatro e leitura, aproximam a Ciência de todos. A programação também ocorreu ao longo do mês de janeiro de 2014, nos municípios de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, e Carutapera, no interior do Estado do Maranhão.

Agora, as experiências desse projeto vão acontecer dentro do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, com trilhas de sentidos, hora do conto e oficinas.

Saiba mais sobre a programação.

Trilha dos Sentidos no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi

No dia 2 de fevereiro de 2014, no Parque Zoobotânico (lado esquerdo da Rocinha por trás do viveiro das onças) no período da manhã, o SEC organizou uma experiência de vivência corporal que desafia os participantes a fazerem um percurso no Parque do Museu Goeldi com os olhos vendados, a fim de estimular a percepção da natureza utilizando outros sentidos como o olfato, tato, paladar e audição.

Ao longo da Trilha, o visitante encontrará as estações: do Tato, com animais empalhados, artefatos indígenas, frutos etc; da Audição, com sons de alguns animais; do Paladar, com frutas da região, do Olfato, com essências amazônicas, além de elementos que serão introduzidos no chão (folhas, sementes, tapetes de serragem, etc.) e pendurados nas árvores (cortinas de folhas e de penas, etc.) Ao final da trilha os participantes poderão deixar suas impressões em um painel.

A Hora do Conto “Encantos Amazônicos”

Também no dia 02 de fevereiro, no Espaço Raízes do Parque Zoobotânico, no horário de 10 às 11h ocorre a Hora do Conto, para despertar nas crianças o interesse maior para explorar o mundo mágico da leitura. A cada mês será trabalhado um assunto de destaque. Para a realização desta atividade será utilizado o Carro da Leitura do SEC, uma adaptação de um carro de tacacá (típica venda encontrada nas esquinas de Belém do Pará), formado por um acervo composto de livros e cartilhas, kits e jogos educativos, fantoches e textos para peças teatrais, DVDs e outros materiais, que são dinamizados a partir de uma programação planejada e executada por técnicos do Museu Goeldi.

Oficina “Arte Rupestre na Amazônia”

Já no dia 12 de fevereiro, das 8h30 às 12h, na Sala de Arte e Ciência do Serviço de Educação, o instrutor Jonilson Lima e Alcemir Aires propõe uma discussão a respeito de pinturas e gravuras elaboradas por povos pré-históricos na superfície das rochas, encontrados em diversos locais da região amazônica. Além disso, a oficina também estimulará a reprodução dessas gravuras a partir da técnica de serigrafia artesanal (utilizando como matéria prima o jornal, possibilitando a reprodução de imagens sobre tecido). Essa oficina terá como público alvo o público visitante do Parque do Goeldi, buscando uma integração entra as diversas faixas etárias (de 10 a 90 anos).

Serviço

A programação inicia a partir desta sexta-feira (31) com a oficina “A Importância dos Animais no Ambiente”e segue até o dia 12 de fevereiro de 2014, com outras atividades como a Oficina Arte Rupestre na AmazôniaA hora do conto Encantos Amazônicos e a Trilha dos Sentidos no Parque Zoobotânico do Museu. A programação acontece aos visitantes do período da manhã, para uma faixa etária de 10 a 90 anos.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, Av. Magalhães Barata, 376.

Texto: Silvia de Souza Leão