Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VII Seminário PPBio discute Biodiversidade na Amazônia

VII Seminário PPBio discute Biodiversidade na Amazônia

publicado: 01/12/2015 15h30, última modificação: 08/03/2018 12h23

Agência Museu Goeldi – O Programa de Pesquisa em Biodiversidade PPBio – Amazônia Oriental, realiza de 6 a 8 de dezembro seu sétimo seminário com o tema “Tempo de integrar”. O seminário objetiva apresentar os resultados obtidos nos seis Núcleos da Amazônia Oriental, além de discutir a importância da integração entre programas correlatos, estudos em áreas úmidas, incluindo o Pantanal mato-grossense, a várzea amazônica e a região costeira da Amazônia brasileira e ainda uma avaliação do programa como um todo e suas novas metas de acordo com as diretivas do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação - MCTI.

Durante o evento, ocorrerão palestras e mesas redondas sobre pesquisa em áreas úmidas, informatização de coleções biológicas, metodologias de estudos de sistemas taxonômicos, conservação da biodiversidade e outros. A palestra de abertura acontecerá no dia 6 de dezembro, apresentada por Vera Lucia Fonseca (ITV), sobre a necessidade de integração da Plataforma Intergovernamental sobre os Serviços da Biodiversidade e Ecossistemas (IPBES) e o PPBio.

Consulte aqui a programação do evento.

“A biodiversidade da Amazônia ainda é pouco conhecida, então temos como missão realizar inventários em locais pouco conhecidos, e além dessa missão também temos que promover a preservação da biodiversidade”, fala Alberto Akama, coordenador do PPbio Amazônia Oriental. “Por isso o Museu tem trabalhado em várias vertentes para compreender os impactos da ação humana sobre a natureza e consequente perda da biodiversidade”

PPBio - O Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio é uma estratégia do MCTI que integra instituições envolvidas em redes nos biomas brasileiros para gerar e disseminar informações sobre a biodiversidade nacional. O Programa tem como objetivo fornecer informação integrada sobre a biodiversidade para facilitar a gestão do patrimônio natural e fortalecer ações e pesquisas sobre desenvolvimento sustentável. O PPBio tem abrangência nacional e iniciou na Amazônia em 2004, com a rede da Amazônia Oriental sendo coordenada pelo Museu Emilio Goeldi.

As inscrições para o seminário são gratuitas e voltadas para pesquisadores, estudantes de pós graduação e graduação envolvidos com pesquisas relacionadas a biodiversidade. Podem ser feitas pelo site do evento até o dia 4 de dezembro.

Serviço:

VII Seminário PPBio Amazônia Oriental: Tempo de Integrar

Data: 6 a 8 de dezembro

Local: Auditório Alexandre Ferreira Penna, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376, São Braz).

Texto: Lorena do Couto