Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Zoologia debate sua pós-graduação

Zoologia debate sua pós-graduação

publicado: 21/02/2014 15h45, última modificação: 22/08/2017 16h13

Agência Museu Goeldi - Programa de Pós-graduação em Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), mantido em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), promove na próxima semana, de 24 a 28 de fevereiro, o “I Workshop de Avaliação do PPGZool: Diretrizes para o futuro”, no Campus de Pesquisa do MPEG.

O workshop inicia na segunda-feira, 24, às 13h30 após a palestra do Dr. Marcelo Tabarelli (Universidade Federal de Pernambuco) com a relatoria da Comissão Temática, apresentada por Alexandre Bonaldo. No segundo dia, é a vez do relatório da Comissão de Admissão e acompanhamento, que será exposto por Maria Cristina Esposito. No dia 26 será a vez da Comissão de Grade Curricular, apresentada por Leandro Juen, e na quinta-feira, 27, Luciano Montag finaliza as apresentações com relatório da Comissão de Corpo Docente. Na sexta-feira, às 9h, haverá a plenária para discussão com todas as comissões.

PPGZool – O Programa de Pós-graduação em Zoologia é o mais antigo do Museu Goeldi e oferece cursos de Mestrado e Doutorado. Foi criado em 1985, em convênio entre a UFPA e Museu Goeldi. Teve início como Pós-Graduação em Ciências Biológicas há 20 anos e depois tornou-se o curso de Mestrado em Zoologia e, em 1999, foi aprovado também o Doutorado em Zoologia.

O PPGZool tem hoje duas grandes áreas de concentração. A primeira é a Conservação e Ecologia, que se subdivide nas seguintes linhas de pesquisa: Dinâmica e Conservação de Ecossistemas, que estuda a manutenção da biodiversidade e o papel da fauna no funcionamento dos ecossistemas; e Monitoramento e Manejo da Fauna, que pesquisa as populações e a dinâmica dos ecossistemas.

A segunda área é Evolução e Biodiversidade, cujas linhas são: Inventário da Fauna, que identifica e quantifica a fauna neotropical, avalia padrões locais e regionais de riqueza e diversidade e estabele padrões de distribuição de biodiversidade; e Sistemática e Biogeografia, que realiza estudos sistemáticos, genéticos e biogeográficas da fauna neotropical, principalmente da Amazônia.

O Programa funciona tanto na Universidade Federal do Pará quanto no Museu Emílio Goeldi. As disciplinas são ministradas por grupos de docentes para que haja uma diversificação de conteúdo. Para saber mais, acesse o site do PPGZool.

Texto: Alice Martins Morais